Música

Praia do Carmo recebe mostra cultural

Música, dança e cinema estão na programação que acontece no sábado (1º/11), em Olinda

29 de Outubro de 2025

Mestra Di, da Capoeira Luz de Angola

Mestra Di, da Capoeira Luz de Angola

Foto Divulgação

A Praia do Carmo, em Olinda, vai receber no sábado (1º), a partir das 19h, a 1ª Mostra Cultural Terno da Mata, evento gratuito que reúne nomes do coco, capoeira, hip hop, manguebeat e filmes ao ar livre. A programação marca a retomada de um espaço simbólico para a cultura popular e busca aproximar diferentes gerações de artistas e públicos.

O palco do Som na Rural, montado no estacionamento dos Correios, vai reunir mestres e grupos representativos da cultura de Olinda, da Região Metropolitana e da Zona da Mata. Do coco de roda participam o Coco de Engenho, de Nazaré da Mata, a Mestra Nininha do Coco, o Mestre Gervásio, o Mestre Arnaldo do Coco, Nilton Junior com seu coco de toré, Juninho do Coco e Marcela Souza. O Coco praieiro, comandado por Mestre Lu do Pneu, Rai do Pneu e Lu Guaru, também integra a programação.

A capoeira terá destaque com o GC Herança de Angola do Contramestre Caíca, Mestra Di da Capoeira Luz de Angola, Contramestre Oião (São Bento Pequeno Jardim Brasil) e Professor Xexéu (Projeto Ubuntu Capoeira). O rapper Tiger, ao lado da Patota, lança seu novo álbum, enquanto Márcio Rastaman apresenta repertório que mistura hip hop e referências afro-brasileiras. Já a banda Sexto Sereno, de Rio Doce, leva ao público uma fusão de pop rock com influências do manguebeat.

A Mostra terá uma tela montada para exibição de dois filmes. O documentário Vozes do Samba do Coco do Amaro Branco, dirigido por Sérgio Melo, resgata a força das sambadas e da tradição oral de Olinda, enquanto a ficção Contos e Cantos do Rio Paratibe, dirigido por Kárin Úrsula, recria imaginários e histórias de um dos rios mais simbólicos da Região Metropolitana.

PRODUÇÃO
A iniciativa é organizada pela Terno da Mata Produções, criada pelo diretor e produtor cultural Sérgio Melo, que desde 2004 esteve à frente da Sambada da Praia do Carmo, ao lado de Pacheco Cantador, falecido em 2021, e do Mestre Arnaldo do Coco. A experiência resultou em parcerias que fortaleceram a cultura popular, como a criação do Polo Selma do Coco, no carnaval de Olinda, e o primeiro Polo Hip Hop da cidade, em 2018.

A I Mostra Cultural Terno da Mata é uma realização da Terno da Mata Produções com apoio da Som na Rural e incentivo da PNAB Olinda, no edital de apoio a espaços e iniciativas artísticas através do Sistema Nacional de Cultura do Ministério da Cultura do Governo Federal.

O espaço do evento foi preparado para receber o público com acessibilidade arquitetônica, incluindo rampas de acesso, calçadas largas e estacionamento próximo. A Mostra também mobiliza trabalhadores informais, que tradicionalmente vendem alimentos e bebidas na Praia do Carmo, integrando a economia criativa do território.

veja também

Capiba é celebrado na Livraria Jardim

Panela do Jazz anuncia sua programação

Partimpim apresenta show inédito no Recife