Música

Lia de Itamaracá no Rock in Rio

Acompanhada da Big Banda da Ciranda, artista se apresenta no domingo (22), no espaço Global Village, dentro do festival

17 de Setembro de 2024

Fusão de tradição e contemporaneidade marcarão show de Lia no Rock in Rio

Fusão de tradição e contemporaneidade marcarão show de Lia no Rock in Rio

Foto Ytallo Barreto/Divulgação

Patrimônio Vivo de Pernambuco, a cirandeira Lia de Itamaracá fará show, no domingo (22), no Rock in Rio. A artista se apresentará no mais novo espaço do festival, o Global Village, que ocupa 7.500 metros quadrados e oferece experiência imersiva, reunindo lojas, restaurantes e culturas de diversos países. Com um palco de 18,50 metros de altura e 35 metros de comprimento, inspirado por arquiteturas icônicas como o Teatro Municipal do Rio de Janeiro, o espaço será um manifesto pela paz e diversidade, promovendo a união entre as culturas globais através da música, tradição e inovação.

A artista de 80 anos subirá ao palco com sua Big Banda da Ciranda, que traz uma fusão de tradição e contemporaneidade. Lia será acompanhada pelas Irmãs Baracho, Biu e Dulce, nos vocais; Ganga Barreto, Toinho e Tony Boy, na percussão; Danda do Sax, Deco do Trombone, Biu Negão e Bibiu, nos sopros; Erick nos teclados e baixo; Max na bateria e percussão; e Lígia Matos, na guitarra. A direção artística é assinada por André Brasileiro, com iluminação de Natalie Revoredo e projeções visuais da VJ Mary Gatis. Outra novidade está no figurino exclusivo, criado por Júlio César, estilista que vem desenvolvendo peças inspiradas em Lia e na vibrante estética da cultura pernambucana. Também foi criada a campanha "Lia in Rio", com produção de artigos exclusivos, incluindo camisetas, ecobags, postais, fotos, canecas, cangas de praia e outros itens. Esses produtos serão lançados em breve na loja online da artista.

Paralelamente, está sendo produzido um documentário que irá capturar os bastidores da preparação de Lia para o Rock in Rio, incluindo seus shows nas cidades de Arcoverde e Itamaracá, com a nova banda, até a produção do figurino e todos os preparativos para a sua apresentação no festival. A equipe do documentário, com direção de Beto Hees e Ytallo Barreto, também registrará os melhores momentos da artista no palco do Global Village. O filme será lançado posteriormente e poderá circular nas exposições itinerantes sobre a vida e obra de Lia, atualmente em mostra na Embaixada da Ciranda, na Ilha de Itamaracá.

veja também

Léa Freire em dose tripla no Recife

Moraes Moreira em mostra no Paço do Frevo

A poesia sonora de Juliano Muta