Exibição de filmes e moção homenageiam Jomard
Manifestação ocorreu em decorrência da passagem do Dia dos Professores e em memória do cineasta, escritor e pedagogo
16 de Outubro de 2026
Jomard em cena do seu curta-metragem "O Palhaço Degolado"
Foto Divulgação
Neste sábado (17), às 15h50, vai ser realizada uma sessão especial em homenagem a Jomard Muniz de Britto na Sala Museu do Cinema da Fundação (Av. Dezessete de Agosto, 2187 - Casa Forte). O cineasta e ensaísta pernambucano, que faleceu na última segunda-feira (12), é celebrado em uma programação gratuita que reúne obras representativas de sua trajetória, marcada pela experimentação artística e pelo diálogo entre cinema, literatura, filosofia e crítica cultural.
Promovida pela Cinemateca Pernambucana, o Festival Noturno e a Cinelimite, a sessão com acesso gratuito (a bilheteria abre 1 hora antes) reúne quatro filmes dirigidos por Jomard Muniz de Britto e um curta-metragem em que o cineasta é protagonista: O Palhaço Degolado (1977), Inventário de um Feudalismo Cultural Nordestino ou Fricção Histórico-Existencial (1978), Jogos Frutais Frugais (1979), Noturno em Ré-cife Maior (1981) e Coração do Cinema (1983).
As três primeiras obras integram o projeto Jomard Muniz de Britto: Preservação, Pesquisa e Difusão e contam com cópias digitalizadas pela Cinelimite. A restauração de Inventário de um Feudalismo Cultural Nordestino ou Fricção Histórico-Existencial é uma realização da Cinelimite e da Sessão INDETERMINAÇÕES, com financiamento do Itaú Cultural e apoio da Mnemosine Serviços Audiovisuais. A obra Noturno em Ré-cife Maior foi digitalizada por iniciativa do Janela Internacional de Cinema do Recife, enquanto Coração do Cinema, adaptação livre do roteiro de Vladimir Maiakovski, dirigida por Geneton Moraes Neto e Paulo Cunha, integra o acervo da Cinemateca Pernambucana.
Os esforços de preservação e difusão do audiovisual pernambucano ressaltam a sessão que, além de abranger filmes recuperados por iniciativas distintas, amplia o acesso do público geral à produção do artista. Ligado à contracultura e às experiências de vanguarda, Jomard Muniz de Britto participou dos debates sobre cultura e política no Brasil a partir da sua obra. Sua produção audiovisual é uma referência de experimentação de linguagem e pelo questionamento das convenções estéticas e políticas.
MOÇÃO
O Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural de Pernambuco - CEPPC-PE aprovou uma moção de aplauso que manifesta sua homenagem e reconhecimento aos professores e professoras do Brasil, com destaque à vida e obra de Jomard Muniz de Britto. A moção dirigida, particularmente, aos mestres de Pernambuco, destaca a atuação "indispensável à formação humana, à produção do conhecimento, ao fortalecimento da democracia e à construção de uma sociedade mais justa, crítica e plural".
Publicada por ocasião das comemorações do Dia dos Professores (15 de outubro) o texto ressalta o papel dos professores na construção da cidadania. Destaca ainda, neste reconhecimento, "a trajetória do professor, escritor, poeta e intelectual pernambucano Jomard Muniz de Britto, falecido em 12 de outubro deste ano, cuja vida e obra constituem parte significativa da história intelectual e cultural de Pernambuco. Professor e pensador inquieto, Jomard fez da educação pela palavra, da experimentação artística e da crítica, instrumentos de intervenção na realidade. Sua atuação atravessou a educação, a literatura, o cinema e as artes, estabelecendo diálogos entre conhecimento, criação e política".
"Ao homenagear Jomard, reconhecemos igualmente às professoras e aos professores, em diferentes contextos e condições de trabalho, nosso aplauso por manterem vivos o compromisso com a educação pública, a liberdade de ensinar e aprender e o direito de acesso ao conhecimento e à cultura. O legado pedagógico e cultural do professor Jomard Muniz de Britto celebra a memória pernambucana e nacional. Sua obra é um eterno convite à reflexão, à irreverência criadora e à defesa intransigente da liberdade de pensamento, fundamento necessário a cada professor e professora no mais amplo exercício de seu trabalho".
A moção do CEPPC-PE cita ainda uma frase de Jomard sobre a importância da pedagogia em sua vida: “Sou um professor e um leitor, antes de ser um escritor”, extraída do livro Jomard Muniz de Britto: professor em transe”, de Fabiana Moraes e Aristides Oliveira, publicado pela Cepe, em 2017.