Festival Canta Luiz comemora aniversário do Rei do Baião
Aniversário de Luiz Gonzaga terá Festival com várias atrações no Poço da Panela no próximo dia 13, a partir das 19h
09 de Dezembro de 2025
A banda Regente Joaquim será anfitriã da celebração musical, recebendo Forró Rabecado, Forró Dona Rebeca e Arthuzinho dos 8 Baixos
Foto Divulgação
Em 13 de dezembro é celebrado o nascimento do Rei do Baião, Luiz Gonzaga (1912-1989). A data também é considerada o Dia Nacional do Forró. Gonzagão, como ficou conhecido, foi responsável pela popularização dos ritmos nordestinos que compõem o forró, como o xote, xaxado, baião, o arrasta-pé e o pé-de-serra.
Para celebrar, o Festival Canta Luiz, idealizado pelos produtores Milena Gomes e Odilon Lima, acontecerá no próprio sábado (13), no bairro do Poço da Panela, a partir das 19h.
A Banda Regente Joaquim será anfitriã da grande celebração musical, recebendo Forró Rabecado, Forró Dona Rebeca e Arthuzinho dos 8 Baixos — três forças vivas do forró pernambucano que se unem em um espetáculo de homenagem ao Rei do Baião.
O público acompanhará três arrastões simultâneos pelas ruas do bairro, conduzidos pelos grupos convidados, até o palco principal no Largo da Igreja de Nossa Senhora da Saúde, onde todos se encontram para a apoteose musical do Festival Canta Luiz. Será o nascimento simbólico do Dia de Luiz Gonzaga no Recife — uma celebração feita pelo povo e com o povo.
Durante o mês de novembro, o Festival realizou três ensaios/shows abertos, para divulgar e esquentar o público para a grande apoteose do dia 13/12. Os ensaios ocorreram no Morro da Conceição, no município de Goiana e em Arcoverde, e contaram com a participação de músicos locais e mestres da cultura popular como os mestres de coco Assis Calixto, Damião Calixto e Cícero Gomes e os sanfoneiros Regis Moreira, Yago Santana e Orlandinho Melo.
O Canta Luiz nasceu do desejo de celebrar a vida e a obra de Luiz Gonzaga com uma programação popular e gratuita. “Nosso objetivo é criar no Recife um dia dedicado ao Rei do Baião e manter viva a tradição do pé-de-serra e fortalecer o sentimento de pertencimento cultural, além, claro de comemorar a data de nascimento de Gonzagão, tão importante para a divulgação da cultura pernambucana e que se eternizou com suas músicas que falam da vida do povo pobre nordestino, com seu sotaque e sua sanfona”, afirma o produtor Odilon Lima.