Indicações

[Peça] O Estopim Dourado

Espetáculo teatral aborda questões sociais e subjetivas que envolvem o universo feminino

06 de Maio de 2024

Foto Débora Oliveira / Divulgação

O palco do Teatro Hermilo Borba Filho recebe a estreia do espetáculo O Estopim Dourado, encenado pelas atrizes pernambucanas Anny Rafaella Ferli, Gardênia Fontes e Taína Veríssimo, entre os dias 9 e 12 de maio, às 20h, na quinta e sexta-feira, e às 19h, no sábado e domingo. A entrada é gratuita e livre para o público a partir de 12 anos. A obra teatral é resultado do projeto Terra Corpo Feminino, vencedor do Edital Prêmio de Pesquisa O Aprendiz em Cena/2023.

A partir de uma visão crítica e feminina sobre o texto João Sem Terra, de Hermilo Borba Filho, o espetáculo faz uma releitura a partir do ponto de vista de três mulheres. Ambientado em um espaço rural, a peça revela conflitos familiares e traz à tona temas como o uso da terra, preservação ambiental, valorização da natureza, industrialização, assédio, entre outros.

Nesse contexto, Hermilo traz o personagem de João, que deixa explícito, em diversos momentos, o valor que ele dá a seu pedaço de terra, impedindo que ela seja mexida, cultivada, cavada, preocupando-se com as dores que ela sentiria. O texto também deixa nítido que toda esta preocupação e cuidado não é destinado às mulheres que permeiam sua vida. É perceptível no texto a objetificação da mulher, igualada à terra, enquanto posse.

Desta forma, a pesquisa Terra Corpo Feminino, que culminou no espetáculo O Estopim Dourado, propõe um contraponto sobre a perspectiva do personagem João acerca das mulheres e da terra. A peça coloca em diálogo diversos estilos teatrais, relacionando o uso de máscaras, mamulengo e música ao vivo. 

SERVIÇO
O Estopim Dourado
Onde: Teatro Hermilo Borba Filho (Cais do Apolo, 142)
Quando: Dias 9, 10, 11 e 12 de maio, às 20h (quinta e sexta-feira) e 19h (sábado e domingo)
Quanto: Entrada gratuita
Classificação: A partir dos 12 anos

 

 

Publicidade

veja também

[ARTE] “B'ECO”

[MOSTRA] Max Motta e Whittney de Araújo

[MOSTRA] RELICÁRIAS