Cinema

Cinema pernambucano e brasileiro na Berlinale

Em sua 75ª edição, o Festival Internacional de Cinema de Berlim, ou simplesmente Berlinale, conta com 13 filmes brasileiros, incluindo "O último azul", que concorre na categoria principal

21 de Fevereiro de 2025

Foto Guilermo Garza/Desvia/Divulgação

A 75ª edição do Festival Internacional de Cinema de Berlim, comumente chamado de Berlinale, já está em curso e vai seguir em cartaz na capital alemã até o dia 23 de fevereiro. Responsável por abrir a temporada de festivais de cinema mundial, a edição 2025 conta com 13 obras cinematográficas brasileiras na programação, com destaque ao filme O último azul, do cineasta pernambucano Gabriel Mascaro.

Diante do júri principal presidido pelo cineasta Todd Haynes (Carol, Segredos de um escândalo), O último azul concorre ao maior prêmio do festival e um dos mais importantes do mundo cinematográfico: o Urso de Ouro.

Através de uma narrativa distópica na qual o governo brasileiro exila seus idosos compulsoriamente para uma colônia habitacional a fim de que eles “aproveitem” seus últimos anos, o longa-metragem O último azul conta a história de Tereza, uma mulher de 77 anos que decide realizar um último desejo antes de ser levada para a nova casa, embarcando em uma aventura pela Amazônia. A partir dessa premissa, a obra desenrola-se com drama e ficção científica, contando com a atuação de peso de Denise Weinberg no papel da protagonista. Além dela, os atores Rodrigo Santoro, Miriam Socorrás e Adanilo também compõem o elenco.

Dirigido por Gabriel Mascaro (Boi Neon, Doméstica), roteirizado por ele em parceria com Tibério Azul, o filme deve chegar às salas de cinema brasileiras ainda em 2025. A primeira vez que um filme brasileiro ganhou essa honraria foi no ano de 1998, com Central do Brasil e, mais tarde, em 2008 por Tropa de Elite.

Na Berlinale 2025, também será exibido A melhor mãe do mundo, mais novo lançamento da diretora Anna Muylaert (Que horas ela volta?, Durval Discos). Selecionado para a Mostra Especial Berlinale, conta com a atuação de Shirley Cruz, Seu Jorge, Rihanna Barbosa, Benin Dailher e Luedji Luna.

Os filmes A natureza das coisas invisíveis, Ato noturno, Zizi - ou Oração da Jaca Fabulosa, Cartas do absurdo, De menor, Duas vezes João LiberadaArame farpado, Hora do recreio, Anba dlo, Atardecer en America e o clássico Iracema, uma transa amazônica também serão exibidos.

veja também

18ª edição do Festival Curta Taquary acontece em março

"Vitória" e a história por trás

Documentário com notas de rodapé