Audiovisual

“Geografía Humana”: a produção audiovisual espanhola

Instituto Cervantes e Embaixada da Espanha no Brasil apresentam dois filmes nesta terça-feira (20), às 16h e às 19h, com acesso gratuito no Teatro do Parque

20 de Agosto de 2024

Cineteatro do Parque apresenta produção audiovisual espanhola contemporânea

Cineteatro do Parque apresenta produção audiovisual espanhola contemporânea

Foto Marcos Pastich/Divulgação

A mostra gratuita de cinema espanhol Geografía Humana apresenta mais dois filmes nesta terça-feira (20). A programação, oferecida em parceria pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, pelo Instituto Cervantes e pela Embaixada da Espanha no Brasil, contará com duas sessões, às 16h e às 19h.

O acesso é gratuito e a programação especial segue em cartaz até o próximo dia 27, toda terça-feira, oferecendo um total de seis filmes, que retratam a diversidade social e a pluralidade de povos e culturas que configuram a geopolítica espanhola e também do mundo.

Nesta terça, serão exibidos, respectivamente: Rendir a los Machos e El Vasco. O primeiro filme apresenta a crescente cena de cinema independente e autoral espanhola. Já o segundo lebra os maneirismos e costumes cotidianos hispânicos, a partir de um olhar estrangeiro.

A mostra encerra sua programação na próxima semana, com a exibição do documentário Bienvenidos a España, que aborda a complexidade multicultural do país, onde os imigrantes já representam 10% da população, confirmando a diversidade e o pluralismo cultural do lugar.

PROGRAMAÇÃO

Dia 20
16h - Rendir a los Machos
Comédia. 2022. 80m
De David Pantaleón
Classificação: 16 anos
Sinopse: Nas Ilhas Canárias, dois irmãos que se odeiam partem numa viagem a pé de mais de 100 quilômetros pelo deserto, para atender ao último desejo do pai, registrado em testamento.

19h - El Vasco
De Jabi Elortegui
Classificação: 16 anos
Comédia. 2022. 100m
Sinopse: Um jovem de 35 anos, desempregado e recentemente abandonado pela namorada, aceita o convite de um tio distante, que só conhece virtualmente, para mudar de cenário e ir para uma cidade perdida, na Argentina. O que Mikel não imaginava é que acabaria numa cidade ainda menor, habitada por argentinos que nunca pisaram na terra dos seus antepassados, onde a vida gira em torno do restaurante Euskal Etxea. Como se não bastasse, Mikel perceberá que seu tio é um sonhador e sua tia-avó acorda do estado vegetativo e o confunde com seu próprio irmão, o avô de Mikel. A partir daí, ele se vê preso em uma realidade fictícia.

Dia 27
19h - Bienvenidos a España
Documentário. 2021. 92m
De Juan Antonio Molero
Classificação: 18 anos
Sinopse: Torreblanca é o último bairro de Sevilha. Ali, próximo à rodovia, fica a antiga e badalada boate Maravilla, que tem as atividades encerradas para abrigar um centro de acolhimento de refugiados. É Natal e, para curiosidade dos vizinhos, os recém-chegados a Espanha são recebidos por um Rei Feiticeiro a quem podem pedir os seus desejos. Com o entusiasmo e o medo de refazer a vida noutro país, terão que aprender tudo sobre a Espanha e serão surpreendidos pelos espanhóis tanto quanto os espanhóis são surpreendidos por eles.

SERVIÇO

Geografía Humana
Onde: Cineteatro do Parque (Rua do Hospício, 81, Boa Vista)
Quando: terça-feira (20), às 16h e 19h
Quanto: Entrada gratuita

veja também

Janela anuncia programação com mais de 100 filmes

Cinema e música no MOV