Festival Fresta restaura filmes analógicos do mundo todo
Até 4 de julho, evento seleciona filmes em super 8 e 16mm para mostras competitivas. Festival acontecerá entre 27 e 31 de agosto, no Cinema São Luiz
26 de Junho de 2025
Novo festival promete exibir, promover e restaurar filmes feitos em super 8, 16mm e 35mm
Foto Divulgação
Entre 27 e 31 de agosto de 2025, o Cinema São Luiz será palco do I Fresta - Festival Internacional de Cinema Analógico de Pernambuco. O evento apresenta a proposta de exibir, promover e restaurar filmes feitos em super 8, 16mm e 35mm. A programação contará com mostras competitivas e especiais, além de oficinas e mesas de debate sobre a produção cinematográfica analógica.
Cineastas podem se inscrever até o dia 4 de julho, através do site oficial do evento (https://www.frestafestival.com/). Nele, é possível consultar o regulamento da seleção e se inscrever por meio da plataforma FilmFreeway. Para participar das mostras competitivas nacionais e internacionais, os filmes devem ter data de finalização a partir de 2023, ser feitos originalmente em super 8 ou em 16mm e ter duração máxima de 25 minutos. Filmes concluídos antes de 2023 podem ser avaliados para participar das mostras não-competitivas.
A programação contará ainda com sessões de clássicos do cinema pernambucano exibidos em 35mm, filmes restaurados, produções de coletivos independentes e obras de cineastas convidados do mundo todo. Dessa forma, o festival se propõe a ser um espaço de formação e encontro entre realizadores, pesquisadores, técnicos e público em geral, incentivando a cinefilia e o uso criativo da película em tempos digitais.
O festival pretende também resgatar o cinema analógico, integrando um circuito brasileiro do segmento, que já conta com o Curta 8, em Curitiba; o Super OFF, em São Paulo; o 1666 - Festival de Cinema 16mm, no Rio de Janeiro; e o Inflamável - Festival de Curtas em Super 8, em Florianópolis.
Em Pernambuco, o debate sobre preservação dos filmes em película promovido pelo festival também busca destacar a produção do estado, que é recorrentemente pesquisada e lembrada pelo seu forte ciclo cinematográfico durante os anos de 1960-80, com o movimento superoitista.
O evento é idealizado por Douglas Henrique, curador no Cinema da UFPE, um dos poucos cinemas de rua em Pernambuco, além de diretor do MOV - Festival Internacional de Cinema Universitário de Pernambuco e do Jorra! - Festival de Cinema Negro. A iniciativa é uma realização da Inferno Produções e conta com incentivo do Funcultura, através da Fundarpe, Secretária de Cultura de Pernambuco e Governo de Pernambuco.
SERVIÇO
Inscrições de filmes para o I Fresta - Festival Internacional de Cinema Analógico de Pernambuco
Onde: através do site oficial do evento (https://www.frestafestival.com/)
Quando: Até 4 de julho