Curta Onde eu começo? ganha prêmio de melhor documentário no Beverly Hills Film Festival
Filme de estreia na direção da atriz e cantora paraibana Mayana Neiva saiu consagrado no júri popular
20 de Abril de 2026
Foto Duda Casoni
Atriz, cantora e escritora, Mayana Neiva estreou de forma consagradora na direção de cinema. O filme Onde eu começo?, sobre seu avô, José Neiva, que começou a vida como balaieiro em uma feira no interior da Paraíba, conquistou o prêmio de melhor documentário de curta-metragem do júri popular no Beverly Hills Film Festival, em Los Angeles, dedicado à produção independente.
“Cada fotografia é um pedaço de pele autobiográfico, uma carta, um filme, um álbum de família”, escreveu Mayana Neiva em um post no seu perfil no Instagram. O curta estreou mundialmente no TCL Chinese Theatre em Hollywood, em Los Angeles, competindo com cerca de 7 mil filmes inscritos e 400 finalistas.
“Às vezes é preciso refazer a curva do tempo, para entender onde a gente começa, o que é nosso, de verdade. Quando percebi que estava longe demais de mim, eu senti que era tempo de voltar”, comentou no post Mayana, ex-Miss Paraiba 2003. Ela deixou Nova York, onde estava radicada, para retornar ao sertão da Paraíba, onde viveram os avós paternos José e Eulália Neiva. Na volta ao Brasil para realizar o filme, ela também fez uma participação especial na telenovela Guerreiros do sol e fez uma série de shows.
O documentário Onde eu começo? é produzido por Vladimir Neiva e tem direção de fotografia de Kennel Rogis. “A partir dele, revisito minhas origens e a história dos meus avós para construir uma cartografia afetiva que conecta passado e presente”. Dessa forma, Mayana promove uma reflexão sobre identidade, memória e afetos na contemporaneidade.