Artes Visuais

Exibição de arte nas ruas

Semana Urbana de Arte – SUA recebe inscrições, até segunda-feira (28), para selecionar seis artes impressas a serem projetadas em edifícios históricos da Rua da Aurora

24 de Outubro de 2024

Diferentes formatos e técnicas serão contemplados no projeto democratizador da arte

Diferentes formatos e técnicas serão contemplados no projeto democratizador da arte

Foto Victor Jucá/Divulgação

As fachadas dos edifícios, há algum tempo, se tornaram espécies de galerias de arte a céu aberto, colaborando com a democratização da arte. Desta vez, quem entra em ação com esse objetivo é a primeira edição da Semana Urbana de Arte – SUA. Idealizado por Priscila Moreira, o projeto está com inscrições abertas até a próxima segunda-feira (28) para artistas individuais e coletivos de Pernambuco que queiram exibir seus trabalhos nos edifícios históricos da Rua da Aurora. O resultado da seleção será anunciado no dia 11 de novembro, no Instagram do projeto: @semanaurbanadearte

Com curadoria de Evêncio Vasconcelos, Neilton Carvalho e Louise França, a SUA selecionará seis artes impressas de artistas individuais e coletivos, que serão projetadas nos dias 22, 23 e 24 de novembro, às 19h. A seleção contemplará diferentes formatos e técnicas, como serigrafia, xilogravura e colagem, proporcionando um panorama diversificado da produção artística independente de Pernambuco. Cada artista selecionado receberá prêmio no valor de R$ 500.

As inscrições gratuitas podem ser feitas por artistas de todas as regiões de Pernambuco no formulário https://forms.gle/kpNjzHtJNCSz2duC7. A proposta visa garantir a participação de artistas de fora da Região Metropolitana, reservando 60% das vagas para estes criadores, fomentando a descentralização e o compartilhamento de ideias entre diferentes regiões do estado.

O evento também se compromete com a acessibilidade comunicacional e arquitetônica. Durante as projeções, haverá audiodescrição e tradução em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) para garantir que todos possam desfrutar das intervenções artísticas. Além disso, serão feitas adequações nos espaços de projeção para garantir o acesso a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

veja também

Iza do Amparo apresenta exposição em Olinda

“Não acredito em estados nacionais, eles são ficções”

ART.PE 2025 traduz força do mercado de artes visuais