Exibição de arte nas ruas
Semana Urbana de Arte – SUA recebe inscrições, até segunda-feira (28), para selecionar seis artes impressas a serem projetadas em edifícios históricos da Rua da Aurora
24 de Outubro de 2024
Diferentes formatos e técnicas serão contemplados no projeto democratizador da arte
Foto Victor Jucá/Divulgação
As fachadas dos edifícios, há algum tempo, se tornaram espécies de galerias de arte a céu aberto, colaborando com a democratização da arte. Desta vez, quem entra em ação com esse objetivo é a primeira edição da Semana Urbana de Arte – SUA. Idealizado por Priscila Moreira, o projeto está com inscrições abertas até a próxima segunda-feira (28) para artistas individuais e coletivos de Pernambuco que queiram exibir seus trabalhos nos edifícios históricos da Rua da Aurora. O resultado da seleção será anunciado no dia 11 de novembro, no Instagram do projeto: @semanaurbanadearte
Com curadoria de Evêncio Vasconcelos, Neilton Carvalho e Louise França, a SUA selecionará seis artes impressas de artistas individuais e coletivos, que serão projetadas nos dias 22, 23 e 24 de novembro, às 19h. A seleção contemplará diferentes formatos e técnicas, como serigrafia, xilogravura e colagem, proporcionando um panorama diversificado da produção artística independente de Pernambuco. Cada artista selecionado receberá prêmio no valor de R$ 500.
As inscrições gratuitas podem ser feitas por artistas de todas as regiões de Pernambuco no formulário https://forms.gle/kpNjzHtJNCSz2duC7. A proposta visa garantir a participação de artistas de fora da Região Metropolitana, reservando 60% das vagas para estes criadores, fomentando a descentralização e o compartilhamento de ideias entre diferentes regiões do estado.
O evento também se compromete com a acessibilidade comunicacional e arquitetônica. Durante as projeções, haverá audiodescrição e tradução em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) para garantir que todos possam desfrutar das intervenções artísticas. Além disso, serão feitas adequações nos espaços de projeção para garantir o acesso a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.