Artes Visuais

Artista constrói “Cercaviva” de imburana

De 9 a 13 de setembro, Edson Barros Atikun fará uma "plantAção" em museus sertanejos de Pernambuco

09 de Setembro de 2024

Imburana plantada na Oficina Francisco Brennand integra a cercaviva que o artista Edson Atikun está construindo

Imburana plantada na Oficina Francisco Brennand integra a cercaviva que o artista Edson Atikun está construindo

Foto Divulgação

Árvore nativa da caatinga, a imburana de cambão é parte do mais fragilizado bioma brasileiro, ou seja, corre risco de extinção. A partir dessa constatação, nasceu o Projeto Imburana, conduzido pelo artista Edson Barros Atikun. Uma das ações do projeto, Cercaviva, será realizada uma "plantAção" em cinco museus do interior de Pernambuco, de 9 a 13 setembro. Os espaços contemplados serão, por ordem: Museu Kapinawá (Casa de Memória Alexandre Diniz), na Aldeia Malhador Kapinawá, em Buíque; Museu Coripós, em Santa Maria da Boa Vista; Museu do Pai Chico no Distrito de Caboclo, em Afrânio; Museu do Gonzagão, no Parque Aza Branca, em Exu; e Museu do Cangaço, em Serra Talhada.

"Quando imaginamos uma estaca de imburana plantada em cada um desses locais, estamos construindo mentalmente uma cerca viva, à qual vêm se juntar outras estacas já plantadas no Museu do Sertão, em Petrolina, e nos museus da Abolição, Murilo La Greca, Oficina Francisco Brennand, e Museu da Cidade do Recife, além do Jardim Botânico de Sorocaba, em São Paulo. Futuramente, outros espaços virão ampliar essa iniciativa", adianta Edson.

Após a ação de plantio, o artista de Carnaubeira da Penha também fará registros e acompanhamento das imburanas, e o público poderá acompanhar o processo de forma presencial e virtual, através do site do projeto (projetoimburana.art.br)  e em totens de sinalização instalados nos museus contemplados no projeto.

Ao todo, o artista já fez mais de 130 plantios e mantém a recuperação da caatinga no sítio que mantém em sua cidade-natal, somando-se a outros trabalhos produzidos como desdobramentos do tema, como a exposição Imburaninha, no Centre d’Art Ygrec, em Paris (2022), e os filmes Extração (2022) e Derrubada Não (2019) do cineasta francês Yann Beauvais, que assina a curadoria do projeto.

PlantAções
9 SET  (segunda-feira) / 13h30 
Museu Kapinawá - Casa de Memória Diniz Alexandre (Aldeia Malhador Kapinawá, Buíque)

10 SET (terça-feira) / 9h
Museu Coripós (Rua Capitão Luiz Barros de Araújo, 236, Centro, Santa Maria da Boa Vista)

11 SET (quarta-feira) / manhã 
Museu do Pai Chico (Rodovia PE 635, Km 9, Distrito de Caboclo, Afrânio)

12 SET (quinta-feira) / 10h 
Museu do Gonzagão (BR-122, 30, Parque Aza Branca, Exu)

13 SET 2024 (sexta-feira) / 15h30 
Museu do Cangaço (Vila Ferroviária/antiga estação de trem, São Cristóvão)

veja também

Projeto abre chamada para mapear mães-artistas

“Árvore da Palavra” de Roberta Guimarães

Festival Urbe-se alia arte, resistência e memória