Artes Visuais

Artista constrói “Cercaviva” de imburana

De 9 a 13 de setembro, Edson Barros Atikun fará uma "plantAção" em museus sertanejos de Pernambuco

09 de Setembro de 2024

Imburana plantada na Oficina Francisco Brennand integra a cercaviva que o artista Edson Atikun está construindo

Imburana plantada na Oficina Francisco Brennand integra a cercaviva que o artista Edson Atikun está construindo

Foto Divulgação

Árvore nativa da caatinga, a imburana de cambão é parte do mais fragilizado bioma brasileiro, ou seja, corre risco de extinção. A partir dessa constatação, nasceu o Projeto Imburana, conduzido pelo artista Edson Barros Atikun. Uma das ações do projeto, Cercaviva, será realizada uma "plantAção" em cinco museus do interior de Pernambuco, de 9 a 13 setembro. Os espaços contemplados serão, por ordem: Museu Kapinawá (Casa de Memória Alexandre Diniz), na Aldeia Malhador Kapinawá, em Buíque; Museu Coripós, em Santa Maria da Boa Vista; Museu do Pai Chico no Distrito de Caboclo, em Afrânio; Museu do Gonzagão, no Parque Aza Branca, em Exu; e Museu do Cangaço, em Serra Talhada.

"Quando imaginamos uma estaca de imburana plantada em cada um desses locais, estamos construindo mentalmente uma cerca viva, à qual vêm se juntar outras estacas já plantadas no Museu do Sertão, em Petrolina, e nos museus da Abolição, Murilo La Greca, Oficina Francisco Brennand, e Museu da Cidade do Recife, além do Jardim Botânico de Sorocaba, em São Paulo. Futuramente, outros espaços virão ampliar essa iniciativa", adianta Edson.

Após a ação de plantio, o artista de Carnaubeira da Penha também fará registros e acompanhamento das imburanas, e o público poderá acompanhar o processo de forma presencial e virtual, através do site do projeto (projetoimburana.art.br)  e em totens de sinalização instalados nos museus contemplados no projeto.

Ao todo, o artista já fez mais de 130 plantios e mantém a recuperação da caatinga no sítio que mantém em sua cidade-natal, somando-se a outros trabalhos produzidos como desdobramentos do tema, como a exposição Imburaninha, no Centre d’Art Ygrec, em Paris (2022), e os filmes Extração (2022) e Derrubada Não (2019) do cineasta francês Yann Beauvais, que assina a curadoria do projeto.

PlantAções
9 SET  (segunda-feira) / 13h30 
Museu Kapinawá - Casa de Memória Diniz Alexandre (Aldeia Malhador Kapinawá, Buíque)

10 SET (terça-feira) / 9h
Museu Coripós (Rua Capitão Luiz Barros de Araújo, 236, Centro, Santa Maria da Boa Vista)

11 SET (quarta-feira) / manhã 
Museu do Pai Chico (Rodovia PE 635, Km 9, Distrito de Caboclo, Afrânio)

12 SET (quinta-feira) / 10h 
Museu do Gonzagão (BR-122, 30, Parque Aza Branca, Exu)

13 SET 2024 (sexta-feira) / 15h30 
Museu do Cangaço (Vila Ferroviária/antiga estação de trem, São Cristóvão)

veja também

Iza do Amparo apresenta exposição em Olinda

“Não acredito em estados nacionais, eles são ficções”

ART.PE 2025 traduz força do mercado de artes visuais