Artes Visuais

O legado de Maria Carmen e Vera Bastos

Exposição sobre as artistas já falecidas é inaugurada nesta quarta-feira (14), na Christal Galeria

14 de Agosto de 2024

Desenho de Maria Carmen integra a exposição

Desenho de Maria Carmen integra a exposição

Foto Divulgação

Para celebrar a existência das artistas Maria Carmen e Vera Bastos - mãe e filha já falecidas - é inaugurada nesta quarta-feira (14), a partir das 18h, a exposição A arte como resistência. Trabalhos produzidos entre 1970 e 2000 foram selecionados pela curadora Joana D’Arc Lima, exibindo através de pinturas, desenhos, colagens e esculturas a trajetórias das artistas. A partir da quinta-feira (15), a mostra poderá ser conferida na Christal Galeria, no Pina, de segunda a sexta, das 9h às 19h, e aos sábados, das 9h às 13h.

Segundo Joana D´Arc, Maria Carmen de Queiróz Bastos é uma das artistas mais importantes para a arte internacional brasileira por demarcar territórios políticos, eróticos e oníricos. "Basicamente foi a única artista mulher, entre um grupo particularmente formado por homens, entre meados dos anos 1960 e primeira metade dos anos 1970, que integrou exposições coletivas em outros estados e no exterior. Além de ter participado de Bienais de Artes de São Paulo e de Salões Nacionais de Artes", explica a curadora. 

O público também será apresentado à obra da filha de Maria Carmen, Vera Bastos, que fugiu aos padrões estabelecidos à época, e, por meio da arte, canalizou seus desejos. Participou de alguns salões de arte em Pernambuco, além de acompanhar a mãe Maria Carmen nos ateliês que ela promovia. Com essa vivência, Vera foi iniciada na linguagem pictórica e herdou da sua mãe parte de sua poética surrealista”, completa Joana D´Arc.

SERVIÇO
A arte como resistência
Quando: Visitação a partir de 15 de agosto
Onde: Christal Galeria  (Rua Estudante Jeremias Bastos, 266, Pina)
Horário: 18h
Visitação: De segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, e aos sábados, das 9h às 13h

Publicidade

Banner Prêmio Cepe

veja também

18º Curta Taquary abre inscrições para mostras

Christina Machado expõe sua "Insistância"

Juliana Notari lança catálogo no encerramento de "Spalt-me"