Tom na Fazenda está de volta ao Recife
Com mais de 160 mil espectadores e mais de 500 apresentações, premiada peça ganha nova temporada no Recife, de 7 a 9 de novembro, no Teatro Luiz Mendonça
05 de Novembro de 2025
Armando Babaioff, sob os holofotes, interpreta o personagem Tom
Foto Kit McCarthy/Divulgação
Uma das peças aclamadas desde sua estreia, em 2017, Tom na Fazenda acaba de voltar de uma temporada no Festival de Edimburgo, na Escócia (Reino Unido), em agosto de 2025. Foram 23 apresentações para um público de mais de 7 mil espectadores, com destaque nos principais jornais do Reino Unido, como The Guardian, onde o crítico Mark Fisher escreve que é um “impressionante estudo sobre a homofobia” e "tão cruel quanto hipnotizante". Agora, o espetáculo retorna ao Brasil para mais uma turnê pelo país.
Vencedor do Prix de la Critique - Melhor Espetáculo de 2018 / Association Québécoise des Critiques de Théâtre (AQTC), dos prêmios APCA, Shell, Cesgranrio e APTR de Melhor Espetáculo, Ator, Direção, dentre outras premiações, o espetáculo cumpre uma nova e curta temporada na capital pernambucana. Desta vez, no Teatro Luiz Mendonça, no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem. As apresentações acontecem entre os dias 7 e 9 de novembro.
A montagem, idealizada por Armando Babaioff com direção de Rodrigo Portella, já foi assistida por mais de 160 mil pessoas e traz no elenco Denise Del Vecchio, Iano Salomão e Camila Nhary, além do próprio Babaioff, em um drama que aborda questões contemporâneas e urgentes, como a homofobia e o patriarcado nas dinâmicas familiares.
Tom na Fazenda é baseada na obra Tom à la Farme, do autor canadense Michel Marc Bouchard. Foi numa conversa com um amigo que Babaioff tomou conhecimento do filme Tom na Fazenda (2013), adaptação da peça homônima, com direção do franco-canadense Xavier Dolan. Michel Marc Bouchard, autor da obra original, sintetiza a essência do espetáculo em uma frase impactante: "Homossexuais aprendem a mentir antes mesmo de aprender a amar".
Em cena, o publicitário Tom (Armando Babaioff) vai à fazenda da família para o funeral de seu companheiro. Ao chegar à casa, descobre que a sogra Agatha (Denise Del Vecchio) não sabia de sua existência e tampouco que o próprio filho era gay. Para piorar, Tom descobre que ela está à espera de Helen, a suposta "namorada" do filho morto, que, na verdade, é Sara (Camila Nhary), numa farsa criada para convencer Agatha da heterossexualidade do filho. Nesse ambiente rural e austero, Tom é envolvido numa trama de mentiras criada por Francis (Iano Salomão), o truculento irmão do falecido, estabelecendo com aquela família relações de complexa interdependência. A fazenda, aos poucos, vira cenário de um jogo perigoso, onde quanto mais os personagens se aproximam, maior será o choque de suas contradições.
SERVIÇO
Tom na Fazenda
Onde: Teatro Luiz Mendonça - Av Boa Viagem, S/N - Parque Dona Lindu
Quando: 07/11, às 20h; 08/11, às 20h; 09/11, às 19h
Quanto: R$ 140 e R$ 70 (meia). Horário de funcionamento da bilheteria: 2 horas antes de cada sessão. Venda online