Artes Cênicas

Magiluth integra obra sobre a cena teatral brasileira

"Pensamento Sobre: Dramaturgia" reúne seis ensaios sobre linguagens e ideias cênicas, um dos quais aborda o grupo pernambucano

22 de Novembro de 2024

Grupo Magiluth fala sobre teatro como arte do futuro e reflete sobre o avanço tecnológico na área

Grupo Magiluth fala sobre teatro como arte do futuro e reflete sobre o avanço tecnológico na área

Foto Pedro Escobar/Divulgação

Dramaturgia brasileira contemporânea foi o tema escolhido pela plataforma de arte Antro Positivo para a sua primeira obra impressa. Com lançamento neste sábado (23), às 17h, na Livraria Megafauna do Edifício Copan, o livro Pensamento Sobre: Dramaturgia reúne seis dramaturgos de destaque na cena teatral brasileira da última década para compor uma publicação com ensaios sobre suas linguagens e ideias.

Alexandre Dal Farra, Dione Carlos, Gaya de Medeiros, Grupo Magiluth (Giordano Castro), Leonarda Glück e Silvia Gomez criam uma reflexão analítica e filosófica sob o olhar do crítico Ruy Filho – idealizador do projeto ao lado da designer gráfica e fotógrafa Pat Cividanes –, sobre algumas dramaturgias escolhidas pelos próprios autores dispostas sobre a provocação Dramaturgia no Futuro.

Em seu artigo no livro, Giordano Castro fala como, apesar do teatro ser milenar, ele é não só uma arte do presente, como também do futuro. O dramaturgo pernambucano que, além de intérprete, é também responsável por muitas das dramaturgias do Grupo Magiluth, reflete que os avanços tecnológicos são importantes e parte do nosso tempo, tanto que foram essenciais durante a pandemia de Covid-19, quando o grupo lançou suas experiências sensoriais. No entanto, eles não substituem a experiência presencial e a necessidade do ser humano de vivenciar momentos de coletividade, dividindo o mesmo tempo e espaço.

Essa edição tem apoio do ProAC Editais e conta com 200 exemplares. Com 200 páginas, o livro traz uma apresentação do projeto assinada pelo crítico Ruy Filho e seis capítulos, um para cada dramaturgo, nos quais constam ensaios inéditos autorais de cada dramaturgo sobre a provocação Dramaturgia no Futuro, além das reflexões de Ruy para as obras indicadas por cada autor.

A obra também será lançado em Portugal, na próxima terça-feira (26), às 19h, na Livraria da Travessa, em Lisboa.

SERVIÇO
Pensamento Sobre: Dramaturgia
Editora: Antropositivo
Preço: R$ 70
Instagram – @antropositivo

Lançamento Brasil
23 de novembro, sábado, às 17h.
Livraria Megafauna – Edifício Copan – Av. Ipiranga, 200, loja 53 – São Paulo

Lançamento Portugal
26 de novembro, terça-feira, às 19h.
Livraria da Travessa – Rua da Escola Politécnica, 46 – Lisboa.

Publicidade

Banner Prêmio Cepe

veja também

Lepê Correia faz show na Ocupação Espaço O Poste

“Diabolin e o Círculo de Fogo” faz turnê pernambucana

23º Festival Recife do Teatro Nacional anuncia atrações