Artes Cênicas

“Tereza Costa Rêgo – Sem Concessões” em cartaz na Caixa Cultural Recife

Debates, workshop e lançamento de catálogo integram a exposição que tem visitação até 21 de junho

13 de Maio de 2026

Foto JP Lima/Divulgação

A Caixa Cultural Recife promove, nos dias 16 e 23 de maio, uma série de atividades integrada à exposição Tereza Costa Rêgo – Sem Concessões, em cartaz até 21 de junho. Com mesas de diálogo, workshop e lançamento de catálogo, as ações propõem um mergulho na trajetória artística, política e afetiva de uma das principais representantes da arte figurativa brasileira. A programação é gratuita, aberta ao público.

No sábado, 16 de maio, a partir das 15h, o jornalista Bruno Albertim, biógrafo de Tereza Costa Rêgo, abre os encontros com uma fala sobre a vida e a obra da artista. Em seguida, acontece a mesa “Corpo, Desejo e Obediência: o Feminino na Obra de Tereza”, com participação da curadora Denise Mattar e da jornalista Joana Rozowykwiat, neta da pintora. O debate propõe reflexões sobre erotismo, memória, dor, insurgência e liberdade presentes no imaginário pictórico de Tereza, ressaltando o caráter político e poético de sua produção.

Às 16h45, os artistas plásticos Cavani Rosas e Luciano Pinheiro participam da mesa “A Arte nos Muros: Tereza Costa Rêgo e a Brigada Portinari”, com mediação de Bruno Albertim. O encontro aborda a atuação do movimento muralista criado em Pernambuco, na década de 1980, em defesa da redemocratização do país, além das relações entre arte pública, engajamento político e circulação artística presentes na trajetória de Tereza Costa Rêgo. 

Ao final da programação, será lançado o catálogo da exposição, publicação que reúne 30 obras representativas das diferentes fases da pernambucana, falecida em 2020, aos 91 anos. Os ingressos para as mesas serão distribuídos gratuitamente uma hora antes de cada sessão, na bilheteria da Caixa Cultural Recife.

No dia 23 de maio, das 15h às 19h, a bailarina Maria Paula Costa Rêgo, fundadora do Grupo Grial, conduz o workshop “Traçando Imaginários em Movimentos”. A oficina propõe exercícios de criação coreográfica inspirados em obras de Tereza Costa Rêgo, aproximando artes visuais e dança contemporânea. A atividade oferece 20 vagas para pessoas a partir de 16 anos, com inscrições gratuitas no site da Caixa Cultural Recife, a partir do dia 19 de maio.

Outras informações sobre a programação podem ser consultadas no site da Caixa Cultural Recife e no @caixaculturalrecife.

SERVIÇO
Mesas de diálogos sobre a trajetória de Tereza Costa Rêgo
Onde: Caixa Cultural Recife - Av. Alfredo Lisboa, 505, Bairro do Recife, Recife. 
Quando: 16 de maio, a partir das 15h
Quanto: Ingressos gratuitos distribuídos uma hora antes de cada sessão, na bilheteria da Caixa Cultural

PROGRAMAÇÃO
15h – Abertura com Bruno Albertim
15h15 às 16h30 – Mesa “Corpo, Desejo e Obediência: o Feminino na Obra de Tereza”, com Denise Mattar e Joana Rozowykwiat
16h45 às 18h15 – Mesa “A Arte nos Muros: Tereza Costa Rêgo e a Brigada Portinari”, com Cavani Rosas e Luciano Pinheiro
18h15 – Lançamento do catálogo

Workshop “Traçando Imaginários em Movimentos”
Dia 23 de maio, das 15h às 19h
Inscrições gratuitas no site da Caixa Cultural Recife a partir do dia 19 de maio

Exposição “Tereza Costa Rêgo – Sem Concessões”
Visitação até 21 de junho de 2026
Horários: terça a sábado, das 10h às 20h (última entrada às 19h45); domingos e feriados, das 10h às 18h (última entrada às 17h45). Entrada gratuita

veja também

Eduardo Moscovis encena "O motociclista no globo da morte"

“Se eu fosse Malcolm?!” anuncia data de apresentações e oficinas

Mães têm entrada gratuita em espetáculo no Espaço Fiandeiros