Arquivo

Show tributo ao mestre Garoto chega ao Recife

Comumente conhecido como Garoto, Aníbal Augusto Sardinha foi um dos maiores nomes da música popular brasileira e agora recebe homenagem em forma do show tributo "Garoto, o gênio das cordas"

07 de Julho de 2025

Foto Divulgação

Nascido em 1915, Aníbal Augusto Sardinha, conhecido como Garoto, foi uma das figuras fundamentais para a história da música popular brasileira. Autor de clássicos do cancioneiro popular, pioneiro da bossa nova, pai do violão moderno e um dos grandes nomes da literatura dos instrumentos de cordas do Brasil, Garoto faleceu em 1955, mas segue relevante até os dias de hoje. Durante todo o mês de julho, o trio musical Caixa Cubo realiza apresentações por três estados brasileiros com um show de homenagem ao artista. Em Recife, o tributo acontece nesta sexta-feira (11), às 20h, no Teatro de Santa Isabel.

O show, batizado de “Garoto, o gênio das cordas”, foi selecionado pelo edital da Bolsa Funarte de Música Pixinguinha 2023 e assim, pode levar um pouco da maestria do músico para diferentes lugares e pessoas. Além dos integrantes do trio Caixa Cubo, Noa Stroeter no contrabaixo, Henrique Gomes ao piano e João Fideles na bateria, o show de Recife vai contar com a presença de Laís de Assis na viola de dez cordas.

Com coordenação artística de Myriam Taubkin, direção musical de Henrique Gomide, arranjos do próprio trio Caixa Cubo Trio e produção executiva da Caminhante Music, o tributo “Garoto, o gênio das cordas” visa encantar os espectadores com os sucessos de Garoto.

Além de muita música, é claro, o show também vai exibir imagens diversas e exclusivas do acervo pessoal do artista, que foram utilizados para compor o documentário Garoto, vivo sonhando. Dirigido por Rafael Veríssimo, o filme teve sua estreia em 2020 e foi eleito o melhor documentário de música dos 10 anos do Canal Curta!, além de ter integrado a programação especial do festival É tudo verdade e recebido menção do júri no festival In-Edit 2020.

O filme na íntegra será exibido na quinta-feira (10), no Cinema da Fundação Derby, com a sessão começando às 19h. Os ingressos, vendidos uma hora antes do início da projeção, custam R$ 7.

Depois da passagem por Recife, Caixa Cubo viaja para Brasília, onde, mais uma vez, o filme será exibido no dia anterior ao show. Para finalizar a volta pelo Brasil, os artistas finalizam o mês de apresentações na cidade de São Paulo.

Serviço:

Exibição do filme Garoto, vivo sonhando
Quando: 10 de julho (quinta-feira)
Hora: 19h
Onde: Cinema da Fundação Derby

Show “Garoto, o gênio das cordas”
Quando: 11 de julho (sexta-feira)
Hora: 20h
Onde: Teatro de Santa Isabel

veja também

Pesquisa: Teatro para a infância

“Não tive tempo de ser cinéfilo”

“Mesmo um filme que não fale diretamente de política, é político”