Olinda recebe a 17ª edição do MIMO Festival
Com 23 anos de história, o festival itinerante traz para essa edição, entre os dias de 25 a 29 de setembro, artistas de Mali, Costa do Marfim, Cabo Verde, Portugal, EUA e Brasil
TEXTO José Teles
25 de Agosto de 2026
Foto Divulgação
O grupo malinês Tinariwen, formado por tuaregues, o povo do Saara é, sem dúvida, a atração da Mimo Festival que mais atrai a curiosidade dos que irão assistir aos concertos da 17ª edição do evento em Olinda. De 25 a 29 de setembro, 41 atrações passarão pelo palco da Praça do Carmo, e pelas igrejas do Centro Histórico de Olinda (este ano não haverá concerto na Igreja da Sé, que está interditada). A produtora carioca Lu Araújo anunciou a programação do Mimo 2026 (este ano só em Olinda e no Rio), em coletiva realizada no hotel Sete Colinas, em Olinda. Mas, como em edições anteriores, não se limitará aos shows. A programação é um combo que compreende fórum de ideias, oficinas e mostra de cinema com um viés para a música. Todas as atrações com entrada franca.
A primeira atração anunciada por Lu Araújo foi a banda soteropolitana BaianaSystem, atual queridinha do Brasil: “Eles abrem o festival, na Praça do Carmo, no dia 25, e têm tudo a ver com o que o Mimo se propõe, a diversidade, influências diversas”. O Baiana frecha a noite da sexta-feira, que terá no mesmo palco o Samba de Coco Raízes de Arcoverde, a elogiada rapper portuguesa Capicua. Na mesma noite, Igreja do Carmo recebe a incensada Gabriele Leite, virtuose do violão, que vem dos Estados Unidos, onde mora. E no Mosteiro de São Bento, um show que promete lotação esgotada: Cida Moreira cantando Ângela Rô Rô.
“É o reencontro da Mostra de Música Internacional de Olinda com a cidade onde nasceu e se consolidou, e com a Petrobrás, patrocinador master do festival (que tem, entre outros, apoio logístico da prefeitura de Olinda, representada pela Secretária de Cultura Marilia Banholzer, também da Fundarpe, e Lei Rouanet). Lu Araújo traçou um resumo da trajetória do Mimo, que já chegou a 66 edições, com público de 2,1 milhões, dos dois lados do Atlântico, atualmente acontece em Guimarães, em Portugal, país onde desembarcou há uma década.
Ela apontou que o festival cumpre o papel preponderante de formar plateias, e descobrir novos artistas, citando como exemplo, o pianista pernambucano Romero Medeiros. Em 2014, ele participou de um evento com o pianista americano, no CPM. Tinha levado uma música nele inspirada, e conseguiu lhe entregar a partitura. Corea não apenas conferiu a música, como convidou Romero a tocar com ele. Doze anos depois, ele é atração do festival com César Michiles, com quem forma o Duo Frevo.
ENGAJAMENTO
“Uma das coisas mais incríveis do mundo, o Tinariwen, músicos nômades do deserto, do Mali, que faz um deserto blues, de guitarras. Contratamos para tocar na Mimo, em Amarante, em Portugal, mas soubemos de última hora que eles não viriam mais. Houve uma guerra no Mali, e eles foram pra guerrilha”. A Mimo está trazendo um grupo de reggae, não jamaicano, o Tiken Jah fakoly, da Costa do Marfim, também engajado politicamente. Contrato o artista pensando na música, mas me sinto contente quando o grupo também é envolvido neste tipo de ação”.
Na mesa linha, uma banda bem conhecida dos pernambucanos, deve ser outra que lotará a Praça do Carmo, com o show Nação Zumbi Sinfônico: “Nos 60 anos de Chico Science, os 30 do Afrociberdelia, um dos mais importantes discos brasileiros, que fez a minha cabeça, o Nação vem com um show que talvez não chegasse aqui, pelo menos este ano. A orquestra que toca com o grupo no sábado e regida por este músico incrível que é Henrique Albino, com arranjos de Mateus Alves - ambos músicos pernambucanos, as mulheres estão bem representadas no Mimo 2026, com a pernambucana violeira Laís de Assis, a carioca Alice Caymmi, a DJ Reborn (que trabalha com Lauryn Hill), e a pianista Bianca Gismonti.
CINEMA
O Festival Mimo Petrobras de Cinema é uma tradição do evento, e nesta edição apresentará 15 filmas, exibidos no Teatro Fernando Santa Cruz, no Mercado Eufrásio Barbosa. A pluralidade mais uma vez é a tônica. Vai de Odair José, em Eu Vou Tirar Você deste Lugar, de Dandara Ferreira, a Bárbara – A Força da Ancestralidade, de Edson Spitaletti e Sandro Cácio, passando por Silêncio na Boiada, de Luiza Fernandes, Samba de Latada, de João Lucas Melo (sobre a música de Josildo Sá). Quase todos os filmes são inéditos em Pernambuco.
PROGRAMAÇÃO
25 DE SETEMBRO – SEXTA-FEIRA
SHOWS
IGREJA DO CARMO
18h00 – GABRIELE LEITE
MOSTEIRO DE SÃO BENTO
19h30 – CIDA MOREIRA
PRAÇA DO CARMO
20h30 – SAMBA DE COCO RAÍZES DE ARCOVERDE
22h00 – CAPICUA
00h00 – BAIANASYSTEM
PROGRAMA EDUCATIVO
CEMO – CENTRO DE EDUCAÇÃO MUSICAL DE OLINDA
11h00 às 12h30 – ROMERO MEDEIROS
O Piano no Frevo: Linguagem, Harmonia e Improvisação
CPM – CONSERVATÓRIO PERNAMBUCANO DE MÚSICA
11h00 às 12h30 – LAIS DE ASSIS
Sotaque da Viola Nordestina: Caminhos, Linguagens e Reinvenções
15h00 às 16h30 – JOÃO GASPAR
Ideias e Criatividade: Como Organizar sua Prática na Guitarra
15h00 às 16h30 – FERRO GAITA
Da Gaita ao Funaná: Ritmo, Tradição e Identidade Cabo-Verdiana
CEMO – CENTRO DE EDUCAÇÃO MUSICAL DE OLINDA
15h00 às 16h30 – CESAR MICHELIS
A Flauta no Frevo
FESTIVAL MIMO PETROBRAS DE CINEMA
TEATRO FERNANDO SANTA CRUZ
18h às 19h50
DISCOTERRA
Direção: Gustavo Aquino dos Reis, Daniel Wierman e Arnaldo Robles
30 min | 2025 | Documentário | BA
DOUVINA
Direção: Marcio Câmara
80 min | 2025 | Documentário | CE
20h às 21h41
BREGUERAGEM
Direção: Daniel Arcades
17 min | 2026 | Documentário | BA
VOU TIRAR VOCÊ DESTE LUGAR
Direção: Dandara Ferreira
84 min | 2025 | Documentário | SP
26 DE SETEMBRO – SÁBADO
SHOWS
IGREJA DE SÃO PEDRO
17h00 – JOÃO GASPAR
MOSTEIRO DE SÃO BENTO
18h00 – CESAR MICHELIS & ROMERO MEDEIROS
PRAÇA DO CARMO
19h30 – ALICE CAYMMI
21h00 – FERRO GAITA
22h30 – TINARIWEN
00h20 – DJ REBORN
PROGRAMA EDUCATIVO
CPM – CONSERVATÓRIO PERNAMBUCANO DE MÚSICA
11h00 às 12h30 – GABRIELE LEITE
O Violão Brasileiro: Técnica, Interpretação e Identidade
CPM – CONSERVATÓRIO PERNAMBUCANO DE MÚSICA
11h00 às 12h30 – BIANCA GISMONTI E MANUEL DE OLIVEIRA
Diálogos Culturais Brasil–Ibéria
FÓRUM DE IDEIAS
TEATRO FERNANDO SANTA CRUZ
11h00 às 12h00 – CAPICUA
Mulheres no Hip-Hop: Voz, Território e Identidade
15h00 às 16h00 – CIDA MOREIRA
A Canção do Outro – Interpretação, Identidade e Reinvenção
FESTIVAL MIMO PETROBRAS DE CINEMA
TEATRO FERNANDO SANTA CRUZ
16h30 às 17h46
UMA ORQUESTRA NO CONTRABAIXO
Direção: Sergio Sbragia
39 min | 2025 | Documentário | RJ
BÁRBARA – A FORÇA DA ANCESTRALIDADE
Direção: Edson Spitaletti e Sandro Cácio
15 min | 2025 | Documentário | SP
DUQUE DE CAXIAS, O ALBERGUE DO ROCK
Direção: Guilherme Zani
22 min | 2025 | Documentário | RJ
18h00 às 19h53
SAGRADO COMPOR
Direção: Henrique Dantas e Marcelo Abreu
23 min | 2023 | Documentário | BA
AS TRAVESSIAS DE LETIERES LEITE
Direção: Iris de Oliveira e Day Sena
90 min | 2025 | Documentário | BA
20h00 às 21h37
SILÊNCIO NA BOIADA
Direção: Luiza Fernandes
20 min | 2025 | Documentário | SP-MA
HIP HOP CABOCLO
Direção: João Nascimento
77 min | 2025 | Documentário | SP
27 DE SETEMBRO – DOMINGO
SHOWS
IGREJA DO AMPARO
17h00 – LAIS DE ASSIS
MOSTEIRO DE SÃO BENTO
18h30 – BIANCA GISMONTI & MANUEL DE OLIVEIRA
PRAÇA DO CARMO
20h00 – NAÇÃO ZUMBI SINFÔNICO – 30 ANOS DE AFROCIBERDELIA
Regência: Henrique Albino. Arranjos: Mateus Alves
22h00 – TIKEN JAH FAKOLY
FÓRUM DE IDEIAS
TEATRO FERNANDO SANTA CRUZ
15h00 às 16h00 – IRIS DE OLIVEIRA, DAY SENA & MARILEIDE ALVES
As Travessias e a Música de Letieres Leite
FESTIVAL MIMO PETROBRAS DE CINEMA
TEATRO FERNANDO SANTA CRUZ
16h30 às 17h46
ELEFANTE ENCARNADO
Direção: Juliana Beltrão
30 min | 2025 | Documentário | PE
O CARNAVAL É DE PELÉ
Direção: Daniele Leite e Lucas Santos
20 min | 2025 | Documentário | PE
SAMBA DE LATADA
Direção: João Lucas Melo
26 min | 2022 | Documentário | PE
18h00 às 19h49
APOPCALIPSE SEGUNDO BABY
Direção: Rafael Saar
109 min | 2026 | Documentário | RJ
Mais informações: mimofestival.com ou @mimofestival