Morre Ozzy, pioneiro do heavy metal
Cantor, compositor e ex-vocalista do Black Sabbath faleceu, nesta terça-feira (22), na Inglaterra, aos 76 anos, deixando legado inestimável na história do rock
23 de Julho de 2025
Foto Reprodução/Instagram Ozzy Osbourne
Ozzy Osbourne, que marcou a história do heavy metal como líder do Black Sabbath, morreu nesta terça-feira (22), aos 76 anos. Nos últimos meses, já não conseguia mais andar devido a complicações do Mal de Parkinson, descoberto em 2019. A sua morte acontece 17 dias após o mega festival beneficente Back to the Beginning bater recorde humanitário ao arrecadar, no dia 5 de julho, em Birmingham (Inglaterra), sua terra natal, 200 milhões de dólares, para instituições de caridade.
John Michael "Ozzy" Osbourne nasceu em 3 de dezembro de 1948, e se tornou um dos ícones da história do rock e um dos pilares do heavy metal, gravando álbuns fundamentais do gênero, como "Paranoid" e "Master of Reality". Após deixar a banda em 1979, construiu uma carreira solo marcada por hits como "Crazy Train" e "No More Tears".
Aos 20 anos, formou a banda The Polka Tulk Blues Band, conhecida também como Polka Tulk ou Earth. Formado por Ozzy Osbourne (vocal), Tony Iommi (guitarra), Bill Ward (bateria) e Geezer Butler (baixo), o grupo era influenciado por bandas como Cream, Blue Cheer e Vanilla Fudge. Em 1969, os integrantes escolheram outro nome, por já existir um grupo chamado Earth. Baseados no título de uma história do escritor Dennis Wheatley, decidiram mudar para Black Sabbath.
Com o Black Sabbath, Ozzy Osbourne lançou 10 discos de estúdio: Black Sabbath (1970), Paranoid (1970), Master of Reality (1971), Vol.4 (1972), Sabbath Bloody Sabbath (1973), Sabotage (1975), Technical Ecstasy (1976), Never Say Die! (1978), 13 (2013) e The End (2016). Também lançaram três álbuns ao vivo e cinco coletâneas. O primeiro disco de estúdio solo, Blizzard of Ozz (1980) teve hits como “Crazy Train” e “Mr. Crowley,” e vendeu 500 mil cópias em menos de 100 dias.
Em 1982, durante a turnê do segundo disco de estúdio, em um show, aconteceu o episódio que marcou sua imagem: um fã arremessou um morcego no palco. O cantor, já conhecido como O Príncipe das Trevas pensou que fosse um animal cenográfico e o mordeu. Em decorrência disso, precisou tomar diversas vacinas antirrábicas.
Nos anos 2000, o artista ganhou um nova legião de fãs devido ao "The Osbournes", reality show da MTV. Recordista de audiência, o programa foi ao ar entre 2002 e 2005, mostrando o bom humor e a displicência de Ozzy, convivendo com sua família. O artista deixa sua esposa, a empresária Sharon Osbourne, e seis filhos: Aimee, Kelly, Jack, Jessica, Louis e Elliot.
“Apesar de todas as minhas reclamações, ainda estou vivo... Vejo pessoas que não fizeram nem metade do que eu e não chegaram até aqui”, disse, neste ano.