Arquivo

Maestro Lessa morre aos 89 anos

José Bezerra da Silva faleceu na manhã desta terça-feira (22), tendo dedicado 67 anos como músico e 32 como regente de orquestra de frevo

22 de Julho de 2025

Foto Leo Caldas

Figura icônica do carnaval pernambucano, Maestro Lessa morreu aos 89 anos. A morte de José Bezerra da Silva foi confirmada na manhã desta terça-feira (22), em decorrência de um mal súbito, segundo a família. O sepultamento vai ocorrer nesta quarta-feira (23), pela manhã. O local e horário vão ser divulgados ainda. 

Nascido em Nazaré da Mata, Lessa começou a tocar trombone como aprendiz da Sociedade Musical Euterpina Juvenil Nazarena aos 16 anos. Veio para o Recife para tocar o instrumento nos bailes do Clube das Pás. Em 67 anos de carreira, o músico passou por diversas agremiações e clubes, até fundar sua própria orquestra em 1992, com a qual animava foliões pelas ladeiras do carnaval pernambucano.

O Maestro tocava em agremiações como a Troça Carnavalesca Mista Tá Maluco, o Clube Vassourinhas, os Amantes de Glória, Pitombeira dos Quatro Cantos, Cariri Olindense, Elefante de Olinda, Eu Acho é Pouco, Camisa Velha e MéxicoPeru, comandando a orquestra até o Carnaval deste ano.

Com o Vassourinhas de Olinda viajou a países como a Bélgica, França e Portugal, além de ter tocando em diversos palcos brasileiros à frente de sua orquestra. O Maestro era conhecido pelo repertório amplo, abrangendo composições de diversos autores do frevo, como Edson Rodrigues, Levino Ferreira, Maestro Nunes e Maestro Duda.



REPERCUSSÃO
"É com imensa tristeza que recebemos a notícia do falecimento do Maestro Lessa. Desde 1992, Lessa foi o coração da nossa troça, comandando com alma e alegria o dia mais azul do ano. Figura marcante, tradicional e insubstituível, é impossível contar a história do Tá Maluco sem mencionar o maestro. Hoje, ele se junta à tantos outros que, lá de cima, continuam nos acompanhando em cada saída, em cada frevo, em cada saudade. Vai em paz, Maestro. O dia ficará menos azul, mas sua presença nos acompanhará à cada acorde, de 92 até a eternidade."
Troça Tá Maluco

"Baluarte significa fortificação segura, lugar de fundamento, que sustenta uma estrutura sólida. Em nosso carnaval, baluarte é figura necessária, transformadora, da maior importância. Hoje nos despedimos de José Bezerra da Silva, o Maestro Lessa, que guiou o nosso inguiável bloco por 18 anos. Aos 86, ainda percorria quilômetros à frente da orquestra verde-envenenada dos Amantes de Glória, a explodir o centro do Recife em todas as cores. Viva Lessa, grande baluarte do carnaval pernambucano. Obrigado, maestro.
Amantes de Glória

"É com profunda tristeza que recebemos a notícia da partida do Maestro Lessa. Um dos mais importantes nomes do frevo pernambucano. Foi ele quem conduziu com excelência a orquestra que embalou algumas das maiores agremiações do nosso Carnaval. Seu talento, sua sensibilidade e sua entrega à cultura popular deixam um legado que seguirá vivo na memória de todos que amam e fazem a festa mais bonita do mundo. Nosso respeito, nossa gratidão e nossa solidariedade à família, aos amigos e a todos que caminharam ao lado desse grande mestre."
Guerreiros do Passo

"Com imenso pesar, a Pitombeira dos Quatro Cantos se despede do nosso querido Maestro Lessa, que partiu deixando um legado eterno pelas ladeiras de Olinda. Sua presença foi parte importante da Pitombeira, e sua história jamais será esquecida. Aos familiares e amigos, nossa solidariedade e respeito nesse momento de dor. Obrigado por tanto, Maestro!"
Troça Pitombeira dos Quatro Cantos

"É com imenso pesar que recebemos a notícia do falecimento do gigante Maestro Lessa. O Maestro Lessa nos deixou, mas sua música continuará ecoando pelas ladeiras de Olinda, como um frevo eterno que embala nossas memórias. O Maestro Lessa foi mais que um músico, foi guardião da nossa cultura, um grande amigo das agremiações e inspiração para diversas gerações. O Homem da Meia-Noite rende homenagens a esse grande mestre, agradecendo por cada nota, cada frevo executado e cada gesto de amor à nossa cultura. Obrigado, Maestro Lessa."
Bloco Homem da Meia-Noite

 

veja também

Pesquisa: Teatro para a infância

“Não tive tempo de ser cinéfilo”

“Mesmo um filme que não fale diretamente de política, é político”