Afora o interesse histórico que a leitura desses textos de Álvaro Lins desperta, naturalmente carregados das ideologias da época – semelhante ao que ocorre com as críticas literárias de George Orwell publicadas em periódicos da mesma época –, o leitor de Sete escritores do Nordeste terá o prazer de se deparar com a escrita do Imperador da Crítica. Percebemos que Lins não era apenas um ótimo leitor intuitivo, ele conhecia a literatura e os teóricos do seu tempo e de antes, apenas optava pelo personalismo. E é essa atitude deliberada que dá entusiasmo e vibração aos seus textos.
Quando escreve sobre Jorge de Lima, a propósito de uma nova edição de Poemas negros, por exemplo, Álvaro Lins é contagiante na equação entre clareza e coerência, paixão e emoção. O crítico conta ao leitor que releu os poemas do alagoano olhando para um quadro que este lhe tinha dado como lembrança e que, naquele momento, não sabia se se arrependia de ter sido áspero ao se referir, antes, às múltiplas habilidades artísticas de Lima como um desperdício, “uma preferência pelo horizontal em vez do vertical”. Depois de reproduzir parte do poema, Lins escreve: “Ora, se alguma produção da poesia moderna irá perpetuar-se na literatura, qualquer um de nós pode jogar na certa afirmando que há de ser Essa negra Fulô. Depois dela, outros mágicos e maravilhosos poemas, com o mesmo espírito, o leitor encontrará neste volume [...]; como Xangô, que se diria uma representação não só visual, mas também plástica, dos corpos em delírio numa dança primitiva”.
Nessa e em outras críticas, Álvaro Lins alia elementos que confluem para aquilo que podemos chamar de “instrução e sedução do leitor”: maneja elementos da história da literatura, contextualiza a obra ao presente social, apresenta dados sobre a vida do autor e analisa os trabalhos em questão sem abrir mão da subjetividade e de um tom premonitório. A união desses elementos num texto de crítica hoje é rara, porque são poucos que se expõem ao risco da autoexposição e do erro.
ADRIANA DÓRIA MATOS, editora-chefe da revista Continente.