Conhecido como “Bajado, um artista de Olinda” – cognome por ele mesmo criado –, Euclides Francisco Amâncio nasceu, na verdade, em Maraial, cidade da Mata Sul pernambucana. “O apelido, ele ganhou na infância, quando, ao jogar no bicho, disse uma frase da qual nem ele mesmo sabia o sentido: ‘Dez mil réis, Bajado!’”, diz Deda de Bajado, também pintora, com um estilo bastante influenciado pelo pai.
Caso de amor à primeira vista, que acabou se tornando eterno, a relação do artista com Olinda começou por acaso, quando, nos anos 1930, visitou amigos residentes na cidade. Um emprego no Cine Olinda, no qual atuou como letreirista de cartazes e operador de máquina, permitiu-lhe fixar-se na Marim dos Caetés, onde passou, entre outras coisas, a pintar painéis nas fachadas e interiores de bares e outros estabelecimentos, além de desenhar estandartes para agremiações. Um dos últimos foi o da troça Bicho Maluco Beleza, criada por Alceu Valença, fato registrado no frevo homônimo do cantor: “Teu estandarte tão raro Bajado criou”.
Considerado um representante da pintura primitiva – gênero artístico que, pela liberdade de expressão, possui grande identidade com a arte moderna –, Bajado, a partir da década de 1970, começa a chamar a atenção de personalidades ligadas às vanguardas estéticas, como o pintor e marchand Giuseppe Baccaro. Este se torna grande divulgador de sua obra e viabiliza exposições nas principais cidades brasileiras e em vários países, como Itália, Espanha e Holanda, comprovando que a obra do “artista de Olinda” situava-se além das fronteiras geográficas e artísticas.
O artista Paulo Bruscky também se tornou admirador do pintor. Entrevista realizada por ele com Bajado, publicada em 1996 no Suplemento Cultural do Diário Oficial de Pernambuco, teve grande repercussão, por revelar um dado até então inédito: Bajado, junto com o desenhista Gato Félix, foi parceiro de Péricles na criação de O Amigo da Onça, um dos mais famosos personagens do humor gráfico brasileiro.
GILSON OLIVEIRA, jornalista e revisor do jornal Pernambuco.