Agenda

Usina de Arte inaugura espaço com brinquedos-esculturas interativos

Praça Leonardo da Vinci ganha inauguração nesta sexta (19), em parceria com o grupo O Pequeno Colecionador, com obras assinadas por Narcélio Grud e propõem aproximação entre arte, conhecimento e imaginação

19 de Junho de 2026

Foto Andrea Rêgo Barros/Divulgação

Entre engenhocas movidas pelo vento, esculturas interativas e experiências multissensoriais, a Usina de Arte amplia seu circuito de vivências ao ar livre com a inauguração da Praça Leonardo da Vinci, nesta sexta-feira (19), em parceria com o grupo O Pequeno Colecionador. Inspirado na genialidade do polímata renascentista, o novo espaço reúne brinquedos-escultura assinados pelo artista cearense Narcélio Grud e propõe uma aproximação lúdica entre arte, conhecimento e imaginação.

Concebida para receber famílias e visitantes de todas as idades, o local reúne estruturas coloridas e atrativas tendo como destaques brinquedos sonoros, objetos movidos pelo vento, além de um túnel vertical de escalada, de estética moderna e futurista, estimulando não só a diversão, como o aprendizado, a descoberta e a convivência. Ao todo, apresenta três esculturas lúdicas, a primeira delas é a Roda Riacho, instalada no centro, que incorpora elementos característicos da usina de cana-de-açúcar em uma reinvenção que transforma a água em objeto de diversão. Seu movimento pode ser acionado pela força do vento, por meio de uma peça escultórica posicionada na parte superior, a partir de uma manivela acionada pelo público ou ainda por um motor, remetendo às engenhosas criações de Leonardo da Vinci. 

A segunda obra são os Pêndulos Interativos, nos quais os visitantes poderão se balançar — sentados ou em pé — enquanto observam desenhos surgirem no ar a partir do movimento das pás. Já a terceira, intitulada Playground Eólicas, busca estimular as sensações a partir de objetos sonoros, eólicos e visuais, sendo possível balançar, escalar, tocar instrumentos e observar variados efeitos produzidos pela luz e pelo vento.

A parceria entre o projeto e o artista Narcélio Grud se deu por meio do grupo O Pequeno Colecionador, criado por Artur Lescher — autor da obra Óculo (2026), exposta na Usina de Arte — e Mariane Klettenhofer para aproximar a arte do universo do brincar em suas mais diversas formas, histórias e culturas. A aproximação abriu caminho para o desenvolvimento da iniciativa, que nasce de um desejo antigo da Usina de Arte: transformar a praça em um ambiente ainda mais atrativo e voltado à experimentação, tendo como referência um dos mais importantes artistas, inventores e pensadores do Renascimento, que deixou um amplo legado artístico e científico para humanidade.

A concepção dos brinquedos-esculturas partiu dos elementos já existentes no local, especialmente do rio que corta a praça ao meio. A ideia foi aproveitar a força motriz da água corrente para colocar esse sistema em funcionamento conforme explica o artista Narcélio Grud.

“Esse processo também foi guiado e levou em consideração a energia eólica, que faz parte da minha pesquisa enquanto artista: sobre movimentos gerados por fatores diversos — seja pela mão humana, pelo vento ou pela água. A ideia é unir o ato de brincar à interação com o ambiente local, por meio de brinquedos que também são obras de arte. Ao integrar as esculturas a esse espaço, que já conta com a beleza da igreja e do rio, podemos trazer ainda mais vida e arte para o ambiente. Dessa forma, as obras não apenas compõem o cenário, como também proporcionam experiências lúdicas e podem ser utilizados por pessoas de qualquer idade”, comenta. 

De acordo com Ricardo Pessôa de Queiroz, fundador da Usina de Arte, as obras foram pensadas e projetadas exclusivamente para a Praça, em mais uma iniciativa da instituição de promover novos espaços para a comunidade e abrir as portas para novos artistas. “Trouxemos como referência Leonardo da Vinci, que por meio da curiosidade, da experimentação e do estudo transformou a história e deixou um vasto legado. Nosso intuito é despertar nos jovens a vontade de compreender como as coisas funcionam, inspirando-os a olhar para o mundo com o senso de inventividade — algo que também é muito próprio da arte. Então, a partir desse desejo, pensamos em trazer obras exclusivas, no formato site-specific, em total sinergia com a proposta da Praça. Com essa iniciativa, a Usina não apenas abre as portas para novos artistas e aproxima a comunidade das artes visuais, mas consolida um novo espaço de convivência e experiências para toda a Mata Sul”, explica.

LEONARDO DA VINCI
Integrando ainda as suas iniciativas voltadas às práticas educativas — que têm como eixos arte, cultura, meio ambiente e tecnologia —, a Usina de Arte também lança a revista ilustrada Leonardo da Vinci, o inventor curioso. O material traz informações sobre Da Vinci, suas criações e algumas curiosidades, além de um espaço para que o público infantil desenhe suas próprias invenções. Desenvolvido em diálogo com ferramentas de inteligência artificial, o projeto gráfico une a tecnologia ao conhecimento, mostrando que, quando utilizada de forma responsável, ela pode contribuir para o processo de aprendizado. O material será distribuído nas escolas da região.

O PEQUENO COLECIONADOR
O Pequeno Colecionador surgiu em 2018, fundado pelos artistas Arthur Lescher e Mariane Klettenhofer, com o intuito de aproximar as artes visuais da experiência do brincar em suas diversas formas, histórias e culturas. O grupo atua com pesquisa; com a difusão de brinquedos realizados por artistas — para múltiplas faixas etárias, em variados tamanhos e escalas —; com a realização de exposições; e com um amplo programa educativo realizado em parceria com empresas, escolas e instituições culturais.

NARCÉLIO GRUD
Narcélio Grud (1976, Fortaleza,) é uma figura emergente da escultura contemporânea, cuja prática se concentra em objetos e instalações que agregam elementos cinéticos, sonoros e interativos. Suas criações revelam as infinitas vertentes plásticas de materiais como aço, madeira, fibra de vidro e alumínio, frequentemente integrando dinâmicas naturais como luz, vento e som. Comumente, os trabalhos são acompanhados por uma intervenção orgânica ou espontânea no entorno, o que amplia ainda mais o alcance de sua abstração concreta. Seja ao trazer movimento e manipulação a elementos tradicionalmente vistos como fixos, seja ao convidar a participação do público, seu trabalho propõe novas formas de conexão com o mundo.

USINA DE ARTE
A cerca de 150km do Marco Zero do Recife, o Parque Artístico-Botânico da Usina de Arte é aberto à visitação do público, das 5h30 às 18h, e tem acesso gratuito. Saindo do Recife, os visitantes devem seguir pela BR 101 Sul, sentido Alagoas, até o centro da cidade de Xexéu. De lá, o público segue pela rodovia PE99, que começa em frente à Paróquia de São Sebastião, e leva até a Usina, situada no Km 10. Entre as opções de alimentação, estão os restaurantes Jardim Botânico, a Pizzaria Estação dos Sabores, Mandacaru Abacate, Ró Lanches, Restaurante Alquimia e Restaurante Capim de Cheiro.

SERVIÇO
Usina de Arte inaugura a Praça Leonardo da Vinci
Onde: No Centro da Vila da Usina Santa Terezinha, Água Preta - PE
Quando: 19 de junho, às 16h

 

veja também

­­APL promove apresentação junina com o grupo Flauta de Bloco

Mostra sobre Chaves é inaugurada no RioMar Recife

Vitor da Trindade apresenta pedagogia negra do Teatro Popular Solano Trindade