Agenda

Um Depoimento Real aborda o abuso infantil

Novo experimento cênico da S.E.M. Cia. de Teatro, baseado no texto Los Titanes, da dramaturga argentina Paola Traczuk, é apresentado nos dias 28 e 30 de setembro, com ingressos gratuitos

26 de Setembro de 2025

Ator José Neto Barbosa dá voz à narrativa de uma criança

Ator José Neto Barbosa dá voz à narrativa de uma criança

Foto Poss Comunicação e Cultura/Divulgação

A cidade do Recife recebe, de forma gratuita, nos dias 28 e 30 de setembro, o experimento cênico Um depoimento real, com o ator José Neto Barbosa. Dirigido por Monina Bonelli, do Teatro Bombón de Buenos Aires, a obra é uma montagem do texto Los Titanes, da dramaturga argentina Paola Traczuk.

As sessões acontecem no domingo (28), às 18h, no Espaço Cênicas, no Bairro do Recife, e na terça-feira (30), às 14h e 16h, no Compaz Dom Helder Câmara, na Ilha Joana Bezerra. A entrada é gratuita mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível, destinado a casas de acolhimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Os ingressos podem ser retirados no site Sympla. A classificação indicativa é de 14 anos.

Conhecido pelo espetáculo A Mulher Monstro, destaque no teatro pernambucano, José Neto Barbosa dá voz à narrativa de uma criança que, de forma lúdica, relata a experiência traumática de ter sido violentada. O espetáculo aborda a negligência, denuncia silenciamentos e reforça a importância do afeto e das redes de proteção.

Para a dramaturga Paula Traczuk, a montagem é uma oportunidade de alcançar novos públicos e possibilidades. “Comove-me que este texto tão querido viaje a um território impensado para mim e encontre novo lar na voz e no corpo de José Neto Barbosa, com tanto cuidado, generosidade e amor. O teatro sempre abre caminhos surpreendentes”, disse a autora. 

A diretora, Monina Bonelli destaca que “esse trabalho é, para mim, o fruto de um abraço artístico, político e afetivo. Um pronunciamento, como artistas latino-americanos, sobre um tema do qual não se quer falar. Porque dói. Porque desejaríamos que estivesse distante — não na casa ao lado, muito menos em nossas famílias. Mas está. Está no Brasil, na Argentina, no mundo inteiro, sem distinção de classe, gênero, raça ou povo. E precisamos falar, com palavras e outras linguagens”.

As sessões contarão com interpretação em Libras. Após cada apresentação, o público poderá participar de uma conversa com os artistas, mediada por uma psicóloga convidada.

O projeto é uma realização da S.E.M. Cia. de Teatro, com apoio da Fundação de Cultura Cidade do Recife, Secretaria de Cultura e Prefeitura do Recife, através da Lei Paulo Gustavo, do Ministério da Cultura e do Governo Federal.

S.E.M. Cia. de Teatro

Criada em Natal, a companhia atua também em Recife (PE). Há 13 anos desenvolve ações formativas, investiga a arte militância e circula com monólogos protagonizados por José Neto Barbosa. Seus espetáculos já alcançaram mais de 70 mil pessoas em 15 Estados brasileiros, participando de festivais importantes do segmento artístico.

Em parceria com a Poss Comunicação e Cultura, a S.E.M. Cia. realizou oficinas de capacitação no Nordeste e no Sul. Produziu dois documentários e quatro espetáculos com circulação nacional: Borderline, Quando a Vela Apaga, Acordo de Paz e o premiado monólogo A Mulher Monstro.

SERVIÇO
Experimento cênico Um Depoimento Real
28/09 (domingo), às 18h — Espaço Cênicas, Bairro do Recife
30/09 (terça), às 14h e 16h — Compaz Dom Helder Câmara, Ilha Joana Bezerra
Ingressos: Gratuitos no Sympla, mediante doação de 1 kg de alimento não perecível
Classificação indicativa: 14 anos

veja também

Tulio Carella é tema de debate no Recife

Recife recebe festival de jazz

Lia Letícia sintetiza sua iconoclastia no Mamam