Agenda

Periférica Mostra de Cinema faz encerramento no São Luiz

Pela primeira vez, o histórico cinema no bairro da Boa Vista receberá a finalização da 4ª edição do festival de filmes, no sábado (4), a partir das 16h, com acesso gratuito

01 de Outubro de 2025

Cena do filme Seeking Aline, dirigido por Rokhaya Marieme Balde, do Senegal

Cena do filme Seeking Aline, dirigido por Rokhaya Marieme Balde, do Senegal

Foto Divulgação

Pela primeira vez, o Cinema de São Luiz receberá o encerramento da 4ª edição da Periférica Mostra de Cinema, que vai acontecer no sábado (4), a partir das 16h, com entrada franca. 

Na sessão especial de encerramento serão exibidos cinco filmes da programação da Periférica que foram selecionados pela curadoria: A Pisada é Delas - Direção: Patricia Yara Rocha (PE), Seeking Aline - Direção: Rokhaya Marieme Balde (Senegal), Histórias do Alto - Direção: Carlos Kamara (PE), KM4 Blues - Direção: Wildrid Massamba (Congo) e Caboc’urbano, Fogo no Canavial - Direção: Jota Carmo (PE). 

A escolha dos filmes privilegia realizadores locais com temáticas documentais ligadas ao contexto urbano e rural de Camaragibe e da Zona da Mata, enquanto as obras audiovisuais do continente africano apresentam histórias de ficção relacionadas a personagens do Senegal e Congo, em uma parceria com Observatorio Sur, FICAA e Rebeca Traore - AR. 

“Este é um momento importante que consolida e amplia a produção audiovisual tanto de Camaragibe quanto dos realizadores do estado ao projetar obras selecionadas na mostra deste ano num espaço importante como o Cinema São Luiz”, celebra Jarmeson de Lima, diretor de programação da Periférica. Depois das exibições, haverá um debate com realizadores junto ao projeto Encontros do Cinema Pernambucano sob o tema “Periferias Plurais”.

De 17 a 22 de setembro, a mostra ocupou o CineTeatro Bianor Mendonça Monteiro, no bairro da Vila da Fábrica, em Camaragibe, exibindo ao todo 65 filmes, entre eles 58 curtas-metragens brasileiros e estrangeiros selecionados para seis mostras temáticas, nas categorias de ficção, animação, documentário, infantil ou experimental, escolhidos entre 433 produções inscritas.

Com foco na produção audiovisual de comunidades do Sul Global, a edição de 2025 trouxe o tema “Correr estrada a arte de tecer caminhos”, homenageando o músico e produtor Jeff Juriti e as Tapeceiras de Camaragibe. Esta edição da Periférica contou com incentivo do Funcultura e apoio da PNAB PE, realizando ainda oficinas e debates abertos ao público.

“A cada edição, a Periférica vem conquistando importantes espaços e promovendo diversas contribuições, seja no âmbito da economia local, cultural e educacional”, ressalta Ângelo Fábio, diretor do evento. O produtor ainda assegura a continuidade do projeto que nasceu como forma de resgatar o Cine Teatro Bianor Mendonça Monteiro em Camaragibe há oito anos. “A Periférica – Mostra de Cinema não para por aqui. Já estamos dando novos passos e, em breve, teremos muitas outras novidades”, finaliza.

SERVIÇO
Encerramento da 4a. Periférica Mostra de Cinema
Onde: Cinema São Luiz (Rua da Aurora, 175 - Boa Vista)
Quando: Sábado, 4 de outubro, a partir das 16h00
Quanto: Acesso gratuito

PROGRAMAÇÃO
"A Pisada é Delas" - Direção: Patricia Yara Rocha (PE)
"Seeking Aline" - Direção: Rokhaya Marieme Balde (Senegal)
"Histórias do Alto" - Direção: Carlos Kamara (PE)
"KM4 Blues" - Direção: Wildrid Massamba (Congo)
"Caboc’urbano, Fogo no Canavial" - Direção: Jota Carmo (PE)

veja também

Deborah Colker apresenta Sagração em Olinda

Animage 2025 celebra 15 anos com recorde histórico

La Serva Padrona é apresentada no Teatro Hermilo Borba Filho