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Robertinho de Recife e Rob Endraus lançam Rapsódia de Natal

Disponibilizado nas plataformas digitais, no dia 4 de dezembro, pela Universal Music, álbum reinventa clássicos natalinos com fusão entre guitarra, fé e música eletrônica

05 de Dezembro de 2025

Foto Reprodução

Rapsódia de Natal marca um novo capítulo na trajetória multifacetada de Robertinho de Recife, agora em parceria direta com seu filho, o produtor e músico Rob Endraus. Juntos, pai e filho reinterpretam grandes clássicos natalinos, unindo reverência, eletrônica e emoção, num diálogo artístico construído a partir de um vínculo familiar profundo. 

Para Robertinho, gravar um disco natalino carrega um sentido íntimo e espiritual. Após um grave acidente que o deixou dois anos sem tocar, foi justamente em um 25 de dezembro que ele recuperou os movimentos e voltou a fazer música — episódio que ele descreve como um verdadeiro “presente de Deus”. Essa memória sagrada se traduz no eixo de fé que atravessa o álbum.

Lançado no dia 4 de dezembro, às 21h, pela Universal Music, o disco foi inteiramente gravado apenas pelos dois. A convivência criativa de 24 horas por dia gerou um fluxo intenso de ideias, com Rob assumindo a produção e construindo o cenário eletrônico onde a guitarra de Robertinho se move com lirismo e energia. “Decidi que seria só eu e ele. Pai, filho e Espírito Santo”, brinca o guitarrista. “Preferi que ele me dirigisse. Ele domina os sintetizadores, o vocoder, os timbres. Eu só deixo porque ele é mais bravo que eu”, diverte-se.

Diferentemente de projetos virtuosos como Metal Mania, Robertinho escolhe no álbum natalino a simplicidade reverente: “Quando eu toco música sacra, toco com respeito. Não é hora de dizer ‘olha como eu sou bom’. Quis fazer um disco simples, para quem quer ouvir um disco de Natal.”

O resultado, nas palavras de Rob, é “como um filme futurista de Natal”. Os arranjos unem tradição e modernidade, com sinos, guitarras, sintetizadores, vocoder e beats eletrônicos convivendo harmonicamente. “Silent Night” ganha clima new age; “Santa Claus Is Coming to Town” vira um electro-rock robótico ao estilo de um Daft Punk tropical; “Jingle Bells” é conduzida por tapping constante; “What Child Is This?” evoca baladas de heavy metal; e “Gloria in excelsis Deo” surge épica, com guitarras heroicas sobre sintetizadores galopantes.

O repertório percorre hinos litúrgicos, standards pop e clássicos do cancioneiro natalino mundial, dialogando com versões icônicas de Bing Crosby, Elvis, Frank Sinatra, Jackson 5, Mariah Carey, Celine Dion, Andrea Bocelli e outras. Algumas faixas foram sugestões da equipe internacional da Universal — como “Let It Snow! Let It Snow! Let It Snow!” — enquanto outras renasceram em novas audições, como “Santa Claus Is Coming to Town”.

O álbum também nasce de um momento delicado: Robertinho gravou o disco um mês após sofrer seu terceiro infarto, mais um episódio que reforça o simbolismo do renascimento associado ao Natal em sua vida. “Foi uma nova chance. Obrigado, Deus”, afirma.

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