Agenda

“Onde Morrem os Pássaros?” aporta no Recife

Peça de Fabiano Barros, dramaturgo pernambucano radicado em Rondônia, será encenada nos dias 29 e 30 de abril, no Teatro Marco Camarotti

28 de Abril de 2025

Foto Divulgação

A solidão e as tantas questões existenciais que dela decorrem são um dos grandes males do nosso tempo que vem sendo representados na arte de diversas maneiras. Uma delas é a peça Onde morrem os pássaros?, da Cia. de Artes Clandestinos, companhia de Ji Paraná (Rondônia), que chega ao Recife na próxima semana. Dirigido pelo pernambucano Fabiano Barros, o espetáculo é protagonizado pelos atores Artur Nestor e Rafaela Oliveira, conduzindo o público por uma narrativa física, poética e silenciosa a respeito desse looping incansável de quem vive atormentado pela sensação de estar só. Na terça (29) e quarta-feira (30), a companhia rondoniense se apresenta de forma gratuita no Teatro Marco Camarotti, no Sesc de Santo Amaro, às 20h.

Após cada sessão, o público será convidado a participar de um bate-papo com o elenco e uma profissional da psicologia convidada, Marina Assis Pinheiro, promovendo um momento de escuta sensível sobre os temas tratados na obra. Ambas as apresentações contam com intérprete de Libras e, no dia 30, também haverá audiodescrição.

Com 60 minutos de duração, Onde morrem os pássaros? é um retrato tocante de um homem que se encontra em depressão, desconectado do restante da sociedade. Sua rotina muda com a visita inesperada de uma mulher que tenta, por meio de pequenas interferências, resgatar uma felicidade que já não existe. Sem falas, a peça é um experimento único que convida o espectador a mergulhar nos sentimentos retratados e refletir sobre a solidão do mundo contemporâneo. 

"Chegar ao Recife, minha cidade natal, por meio da Bolsa Funarte de Teatro Myriam Muniz, tem um peso simbólico imenso. É como se a peça voltasse comigo às origens, levando na bagagem tudo o que aprendi distante. Recife sempre esteve nas entrelinhas do meu olhar artístico — com suas dores, belezas e contradições — e essa apresentação é uma forma de retribuir, de dizer: eu não esqueci de onde vim", conta o diretor Fabiano Barros. 

OFICINA
Além das apresentações, a circulação contempla uma oficina formativa gratuita, intitulada “O Texto do Silêncio”, ministrada por Rafael Rogante. A atividade acontece na quarta-feira (30), das 14h às 18h, no mesmo local das apresentações – o Teatro Marco Camarotti – e propõe a criação de narrativas cênicas não-verbais a partir de gestos, imagens e ações. O foco será em desenvolver histórias que transcendem a linguagem falada, utilizando gestos e ações físicas como principais ferramentas para a construção de roteiros nascidos do silêncio. Essa abordagem busca não apenas a criação artística, mas também a inclusão e o entendimento mútuo. Para se inscrever, basta preencher este formulário.

SERVIÇO
Peça “Onde morrem os pássaros?”
Quando: Terça-feira (29) e quarta-feira (30), às 20h
Onde: Teatro Marco Camarotti – Sesc Santo Amaro (Rua Treze de Maio, 455 – Santo Amaro)
Entrada gratuita
@ciadeartesclandestinos

veja também

Magiluth (PE) e Atores à Deriva (RN) em intercâmbio no Recife

Festival Serrote debate geopolítica, redes sociais e gênero

Palco Giratório inicia sua temporada 2025