Oficina Francisco Brennand divulga programação de setembro
Ao longo do mês, museu-ateliê celebra o Dia do Oleiro (19/9), integra a Temporada França-Brasil 2025 com intercâmbio cultural inédito e participa da 19ª Primavera dos Museus com atividades gratuitas
02 de Setembro de 2025
Foto Divulgação
Mês que traz a Primavera dos Museus e a estreia do projeto “Entre os Mares Eu Dancei”, durante a Temporada França-Brasil 2025, setembro contará com uma programação ampla e diversa na Oficina Francisco Brennand. A agenda inclui atividades que unem arte, educação e natureza, como visitas, oficinas, trilhas e experiências manuais, além de iniciativas em comemoração ao Dia do Oleiro, no dia 19, e em prol da 19ª Primavera dos Museus. No dia 27, o museu-ateliê terá bilheteria gratuita para todos os públicos, reforçando seu compromisso com a democratização do acesso, a difusão de práticas artísticas e do legado de Francisco Brennand.
A programação inicia no próximo sábado (6) com o programa "Visita Sensorial”, que nesta edição oferecerá uma oficina de argila destinada a crianças, adolescentes e adultos neurodivergentes. A atividade, com o apoio pedagógico especializado do Instituto Dimitri Andrade, propõe o uso da arte como recurso terapêutico, estimulando integração sensorial, habilidades motoras finas, desenvolvimento criativo e expressão artística. Já no dia 13, das 14h às 16h30, é a vez da nova edição do Artes na Oficina sob o tema “O tempo e o sonho: quando a palavra modela o barro”, com uma caminhada sensível pelo museu-ateliê, com atenção especial aos textos eternizados nos painéis. Após o percurso, sob condução de Cecília Villanova, da equipe de Educação e Pesquisa da Oficina, os participantes terão um momento de modelagem em argila, transformando em formas palpáveis as palavras que os tocaram.
No Dia do Oleiro (19/9), a Visita à Olaria homenageia os profissionais do museu-ateliê que moldam o barro e preservam um saber-fazer cerâmico específico de mais de 50 anos. O público poderá conhecer os processos de produção, desde a modelagem até a queima das peças e ouvir os relatos de artistas como José Nilson, Raimundo Nonato e Aílton José. A visita será conduzida por Aldair Barbosa, gerente de Produção da Oficina, que trabalhou com Francisco Brennand desde a década de 1990.
Temporada França-Brasil 2025
Já nos dias 20 e 21, como parte da Temporada França-Brasil 2025, a Oficina, em parceria com o Paço do Frevo, promove a Masterclass "Balança, mas não cai: conexão Caribe–Pernambuco", conduzida pela coreógrafa guadalupense Lénablou e pela pernambucana Maria Paula Costa Rêgo. Voltada a profissionais e estudantes de dança e artes cênicas, a atividade propõe um intercâmbio entre as danças tradicionais de Guadalupe e de Pernambuco, em especial as da Região Metropolitana do Recife e da Zona da Mata, sob uma perspectiva contemporânea. No dia 27, Lénablou ainda comanda uma Conferência de Encerramento na Oficina para compartilhar com o público os resultados de sua pesquisa no Estado ao longo da residência artística.
Dia de gratuidade
Em sua 19ª edição, a Primavera dos Museus traz o tema “Museus e Mudanças Climáticas”, convidando a sociedade a refletir sobre o papel dessas instituições diante dos impactos ambientais e sua relação com a memória, a justiça e a criatividade humana. Entre os dias 22 e 28 de setembro, a Oficina Francisco Brennand participa da iniciativa promovendo desde visitas mediadas até trilhas ecológicas.
No dia 27, além da entrada gratuita durante todo o horário de funcionamento do museu-ateliê (9h às 17h), a programação traz a atividade Trilhas do Capibaribe em parceria com o Grupo Cultural Boi da Mata. A ação destaca as memórias do território onde o museu está inserido e promove a integração entre natureza e cultura popular. A proposta é que os visitantes possam também conhecer a natureza preservada do entorno como parte essencial dessa experiência, refletindo o vínculo profundo que o artista mantinha com o território.
Exposições
No espaço expositivo da Accademia, a exposição “Cosmo/Chão” se despede no domingo (7). Com cerca de 90 obras de 15 artistas de diferentes regiões do Brasil (incluindo Francisco Brennand), a coletiva propõe diálogos entre espiritualidade, território e ancestralidade. Na curadoria assinada por Germano Dushá e Gleyce Kelly Heitor, a mostra traz nomes como Aislan Pankararu, Advânio Lessa, Solange Pessoa e as Ceramistas de Itamatatiua, propondo uma experiência sensorial, espiritual e política, ampliando o campo de reflexão sobre cultura, memória e território.
SERVIÇO
Visita Sensorial - Oficina de Argila
Público-alvo: crianças, adolescentes e adultos neurodivergentes
Quando: 06/09, das 14h às 16h30
Onde: Foyer da Oficina Francisco Brennand
Inscrições gratuitas via link da bio do Instagram @oficinafranciscobrennand
Artes na Oficina - “O tempo e o sonho: quando a palavra modela o barro”
Público-alvo: a partir de 16 anos
Quando:13/09, das 14h às 16h30
Onde: Foyer da Oficina Francisco Brennand
Inscrições gratuitas via link da bio do Instagram @oficinafranciscobrennand
Visita à Olaria - Dia do Oleiro (19/9)
Público-alvo: classificação Livre (Limite de 15 pessoas)
Quando: 19/09, das 9h30 às 11h
Onde: Olaria da Oficina Francisco Brennand
Inscrições gratuitas via link da bio do Instagram @oficinafranciscobrennand
Temporada França-Brasil 2025 | “Balança, mas não cai: conexão Caribe-Pernambuco”, Imersão com Lénablou e Maria Paula Costa Rêgo
Público-alvo: Artistas, bailarinos(as), performers, brincantes, coreógrafos(as), educadores(as), estudantes e pesquisadores(as) de dança e artes cênicas; praticantes de danças tradicionais e contemporâneas; pessoas interessadas em práticas corporais e expressivas com base cultural afro-caribenha; criadores(as) e pensadores(as) que buscam aprofundar o corpo como território de memória, identidade e experimentação artística
Quando: 20/09 e 21/09, das 10h às 13h
Onde: Paço do Frevo (Sala Zenaide Bezerra)
Inscrições gratuitas via link da bio do Instagram @oficinafranciscobrennand
Temporada França-Brasil 2025 | “Entre os mares eu dancei – Guadalupe (FR) - Pernambuco (BR)” | Conferência de Encerramento
Público-alvo: público em geral, participantes da residência e da pesquisa.
Quando: 27/9, 14h às 16h
Onde: Cineteatro Deborah Brennand (Oficina Francisco Brennand)
Inscrições gratuitas via link da bio do Instagram @oficinafranciscobrennand
Trilhas do Capibaribe: Primavera dos Museus
Público-alvo: público de 18 a 60 anos
Quando: 27/9, das 9h às 12h
Onde: Oficina Francisco Brennand
Inscrições gratuitas via link da bio do Instagram @oficinafranciscobrennand
Gratuidade na Oficina Francisco Brennand
Quando: 27/9, das 9h às 17h (última entrada às 16h)
Onde: Oficina Francisco Brennand