Agenda

Oficina de Tirinhas integra programação do 33º Festival de Inverno de Garanhuns

Formação gratuita acontece de 14 a 18 de julho e busca desenvolver identidade visual própria

11 de Julho de 2025

Tirinha da arte-educadora e artista visual Ewa Amor, que ministrará a oficina

Tirinha da arte-educadora e artista visual Ewa Amor, que ministrará a oficina

Ilustração Ewa Amor

Aprender a se expressar de forma autêntica por meio do desenho e da palavra é o objetivo da formação gratuita intitulada Desenhos, Traços e Ideias: Oficina de desenhos em Tirinhas, que será conduzida pela arte-educadora e artista visual Ewa Amor dentro da programação do do 33º Festival de Inverno de Garanhuns (FIG).

A proposta da artista, que também é idealizadora e ilustradora de Felizmina e Minos (@felizminaeminos), a página de tirinhas nas redes sociais, é desenvolver uma linguagem visual própria, explorando o desenho como forma de identidade e expressão pessoal.

A oficina acontece entre os dias 14 a 18 de julho, das 13h às 17h, na Casa dos Saberes, localizada na Autarquia de Ensino Superior de Garanhuns (Aesga). Ao longo dos encontros, serão propostos exercícios que estimulam o olhar artístico, a escuta interna e o pensamento criativo, misturando humor, poesia e senso crítico, considerados três ingredientes fundamentais para a construção de tirinhas que vão além do entretenimento e se tornam pequenas obras de expressão.

Ao final do percurso, cada participante terá produzido uma ou mais tirinhas autorais que serão impressas e compartilhadas em uma publicação coletiva. Além disso, será criado um perfil no Instagram dedicado às produções da oficina, onde todas as tirinhas serão disponibilizadas, promovendo a visibilidade das criações e incentivando o diálogo com o público.

Ewa Amor é artista visual, cineasta, fotógrafa, arte-educadora e produtora cultural. Atua nas áreas de artes visuais, audiovisual e educação, desenvolvendo projetos que promovem a democratização do acesso à cultura e à produção audiovisual. É idealizadora e ilustradora do projeto de quadrinhos “Felizmina e Minos”, no instagram, que reúne animações, tirinhas e HQs com mais de 400 mil visualizações. Dirigiu e produziu o filme de nanometragem “Mousse”, vencedor da 8ª Edição do Festival Brasileiro de Nanometragem e exibido no Festival de Contis (França) e no Festival FIKE (Portugal).

SERVIÇO:

Desenhos, Traços e Ideias: Oficina de desenhos em Tirinhas
Quando: 14 a 18 de julho
Horário: 13h às 17h
Onde: Casa dos Saberes, Garanhuns

veja também

Continente destaca a multiplicidade da cultura da Paraíba

Show tributo ao mestre Garoto chega ao Recife

Estreia: Razões Africanas revela as origens do blues, jongo e rumba