Agenda

Nexto leva performance a feiras do interior de Pernambuco

"Grande Prêmio Brazil" circulará por Toritama, Santa Cruz do Capibaribe e Caruaru, promovendo reflexões sobre desigualdades sociais no país

03 de Dezembro de 2025

Andréa Veruska e Wagner Montenegro, fundadores do Nexto

Andréa Veruska e Wagner Montenegro, fundadores do Nexto

Foto Eduardo Cunha/Divulgação

A partir da quinta-feira (4), o Núcleo de Experimentações em Teatro do Oprimido (Nexto) circulará pelo agreste pernambucano com a performance Grande Prêmio Brazil, passando por Toritama, Santa Cruz do Capibaribe e Caruaru. A ação será realizada nas principais feiras dessas cidades, que presenciarão uma corrida disputada entre o Salário Mínimo e o Custo de Vida enquanto personagens corredores pelas ruas e vielas do comércio local, promovendo reflexões sobre desigualdades sociais em um país que sempre encontra momentos em que o salário mínimo não consegue acompanhar o custo de vida. 

A performance foi idealizada por Andréa Veruska e Wagner Montenegro, fundadores do Nexto, inspirada em uma cena da peça Revolução na América do Sul, de Augusto Boal, grande idealizador do método Teatro do Oprimido, que carrega em sua essência o caráter de transformação social das artes cênicas, com influências de nomes como Paulo Freire e Bertolt Brecht. Andréa vive o Custo de Vida, disparando em velocidade pelas ruas, enquanto Wagner é o Salário Mínimo, que caminha em marcha atlética tentando alcançar seu oponente, com a população das ruas e feiras como principal público.

“O projeto nasceu em 2022, quando a gente via na TV e nas redes sociais a inflação explodindo, os efeitos da pandemia ainda pesando no dia a dia e gente fazendo fila pra comprar osso. Diante desse cenário, lembramos da peça Revolução da América do Sul, escrita há mais de sessenta anos. A obra conta a história de José da Silva, um operário que vive correndo atrás de uma saída para fome que atinge sua família, revelando que, mesmo décadas depois, a desigualdade segue ditando quem come e quem passa fome”, explica Andréa Veruska.

Grande Prêmio Brazil nasceu como uma videoperformance, atualmente disponível no YouTube do grupo, em 2022, como um projeto do braço audiovisual do Nexto, linguagem artística que o núcleo também vem desenvolvendo atividades há uma década. Na época, o trabalho foi impulsionado por circunstâncias como a recessão econômica e a volta do país ao Mapa da Fome das Nações Unidas. Agora, a obra volta às ruas em um novo momento, em meio aos desafios econômicos, como as tarifas impostas pelos Estados Unidos sobre produtos ligados à vida no campo e nas feiras,  sem perder o fôlego artístico e reflexivo.

“Hoje, mesmo com o país retomando o fôlego econômico e o salário mínimo ganhando força e poder de compra, queremos tensionar as promessas de futuro e sustentabilidade e observar como a política econômica externa realmente está repercutindo nas feiras que sustentam a indústria têxtil em Pernambuco. Se há crescimento, queremos saber quem cresce e a que custo. Queremos discutir o progresso e a sobrevivência de quem está na base da cadeia econômica, afirma Wagner Montenegro.

Grande Prêmio Brazil começa a circulação nesta quinta-feira (4) em Toritama, no Parque das Feiras, às 9h, e em Santa Cruz do Capibaribe, no Calçadão Miguel Arraes, às 15h. A itinerância se encerra em Caruaru na sexta-feira (5), na Feira da Sulanca, às 9h. O Projeto conta com incentivo da Política Nacional Aldir Blanc Pernambuco (PNAB-PE), por meio da Secretaria de Cultura de Pernambuco, Governo de Pernambuco e Governo Federal. 

NEXTO
O Núcleo de Experimentações em Teatro do Oprimido (Nexto) foi fundado em 2012 pelos atores, arte-educadores e pesquisadores Andréa Veruska e Wagner Montenegro, ambos formados pelo Centro de Teatro do Oprimido do Rio de Janeiro (CTO-Rio), à época sob direção artística do Augusto Boal, fundador do método teatral sobre o qual se debruça o núcleo. Juntos realizam pesquisas, estudos e experimentações sobre o método e desenvolvem trabalhos de arte-educação, formação em Teatro do Oprimido, experimentação estética e criações artísticas em espaços sociais e culturais.

SERVIÇO
GRANDE PRÊMIO BRAZIL
Toritama - Quinta-feira (4), às 9h, no Parque das Feiras
Santa Cruz do Capibaribe  - Quinta-feira (4), às 15h, no Calçadão Miguel Arraes. (Com tradução em Libras)
Caruaru - Sexta-feira (5), às 9h, na Feira da Sulanca
Acesso gratuito
Mais informações: @nexto.pe (Instagram) e @nextope (YouTube)

Tags

veja também

Arrasta: um mergulho poético entre corpos, águas e territórios

Filme sobre mulheres indígenas em contexto urbano tem lançamento em Olinda

Martins canta na Casa Estação da Luz