Meu amigo Lorenzo ganha exibição no Recife
Documentário premiado do cineasta e músico André Luiz Oliveira estreia no Cinema do Museu, no sábado (30), com a presença do diretor, e segue em cartaz até 4 de setembro
28 de Agosto de 2025
Foto Divulgação
O Recife vai ser a primeira capital do Nordeste a receber o longa-metragem Meu Amigo Lorenzo. O documentário premiado do cineasta e músico André Luiz Oliveira estreia no Cinema do Museu, no sábado (30/8), e segue em cartaz até 4 de setembro. O filme acompanha 15 anos da vida de Lorenzo Barreto, diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na infância, reflete sobre o papel da música e do acolhimento no desenvolvimento de pessoas com autismo.
A sessão especial do Circuito Inclusivo Petrobras, às 14h30, tem, na sequência, debate com André Luiz Oliveira, a musicoterapeuta Clarisse Prestes e profissionais especializados. A atividade, realizada em parceria com o projeto Alumiar (Fundaj) e o Fórum de Musicologia, busca estimular a criação de uma rede de apoio e troca de experiências entre profissionais e familiares que convivem com indivíduos autistas.
Premiado como Melhor Longa-metragem pelo público no Festival Primavera do Cine, em Vigo, na Galícia (Espanha), Meu Amigo Lorenzo começou a ser filmado em 2007. Naquele ano, Clarisse Prestes convidou André Luiz, seu companheiro, para registrar sessões de musicoterapia com Lorenzo, que tinha quatro anos de idade. A partir de então, começou a ser feito um retrato do desenvolvimento artístico e pessoal do jovem.
Após a estreia no Recife, o Circuito Inclusivo Petrobras seguirá para João Pessoa, Maceió, Aracaju e Fortaleza, com sessões seguidas de debates entre realizadores e especialistas, com o objetivo d ampliar o diálogo sobre inclusão e criar conexões entre quem vive ou trabalha diretamente com o autismo.
O circuito de exibição em várias capitais do Norte, Nordeste e Centro Oeste é patrocinado pela Petrobras e realizado com apoio da Lei do Audiovisual/Ancine, do Governo Federal.
SERVIÇO
Meu Amigo Lorenzo – Estreia no Recife
Onde: Cinema do Museu – Av. Dezessete de Agosto, 2187, Casa Forte, Recife
Quando: De 30 de agosto a 4 de setembro de 2025. Sessão inclusiva com debate com os realizadores: 30 de agosto, às 14h30
Classificação indicativa: livre.
Ingressos e programação: www.cinemadomuseu.com.br