Magiluth (PE) e Atores à Deriva (RN) em intercâmbio no Recife
Projeto Magiluth Recebe promove, em maio, residência artística e sessões dos espetáculos "Fábulas de nossas fúrias" e "Aquilo que meu olhar guardou para você" no Teatro Hermilo Borba Filho
28 de Abril de 2025
Foto Pedro Escobar/Divulgação
Dentro do projeto Magiluth Recebe, o grupo pernambucano acolhe, neste mês de maio, os artistas potiguares do Atores à deriva para uma imersão criativa, temporadas de espetáculos e uma apresentação inédita. A programação acontece no Teatro Hermilo Borba Filho, no Bairro do Recife e tem início com uma residência artística entre os dias 5 e 8 de maio. O "O intercâmbio culmina na abertura da pesquisa de "Ouriço", nova montagem do Coletivo Atores à Deriva, no dia 8, às 20h. A entrada é gratuita. Na sequência, o Atores à Deriva realiza a temporada do espetáculo Fábulas de nossas fúrias, em cartaz nos dias 9, 10 e 11 de maio — às 20h (sexta e sábado) e às 18h (domingo). Depois, é a vez do Magiluth subir ao palco com Aquilo que meu olhar guardou para você, nos dias 15, 16 e 17 de maio, sempre às 20h.
O projeto surge como uma iniciativa do Magiluth para fortalecer a articulação da cena teatral brasileira, recebendo companhias de diferentes regiões para dialogar com o público pernambucano. A ideia é que o projeto tenha continuidade anual, gerando novos encontros e criações coletivas. Nesta primeira edição, a parceria é com o Atores à Deriva, grupo que há 17 anos se dedica à pesquisa e à criação de teatro autoral em Natal (RN).
A participação do Atores à Deriva é viabilizada por meio do Prêmio Funarte Myriam Muniz, com apoio do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura (MinC), que possibilitou a circulação do espetáculo Fábulas de nossas fúrias pelos estados do Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte. "Nosso espetáculo é um grito urgente de subjetividades dissidentes, uma fabulação de raivas historicamente negadas. Estar no Recife, em intercâmbio com o Magiluth, nos fortalece como grupo e como coletivo que acredita na arte como forma de reexistir e transformar", diz Alex Cordeiro, diretor e dramaturgo do grupo potiguar.
ESPETÁCULOS
Fábulas de nossas fúrias — Inspirado na ideia de "justa ira" de Paulo Freire, o espetáculo subverte a estrutura das fábulas tradicionais para afirmar o afeto e a fúria como forças transformadoras. No palco, quatro intérpretes fabulam o cotidiano e suas dores, propondo novas narrativas para corpos dissidentes.
Aquilo Que meu olhar guardou para você — Criado em 2012, o espetáculo do Magiluth parte da improvisação e da memória para reconstruir cenas de afetos, encontros e perdas. Misturando realidade e ficção, a montagem reflete sobre o tempo e a presença.
SERVIÇO
Intercâmbio artístico entre os coletivos Magiluth (PE) e Atores à Deriva (RN)
Onde Teatro Hermilo Borba Filho, Bairro do Recife
Quando De 5 a 17 de maio de 2025
Quanto R$ 60 (inteira) | R$ 30 (meia). Parte dos ingressos é distribuída gratuitamente para pessoas trans, negras, periféricas e estudantes de teatro. Ingressos via Sympla e no local.
MAIS INFORMAÇÕES: @grupomagiluth