Agenda

“Guia Comum do Centro do Recife” ganha relançamento com festa

Comemorando uma década, projeto será apresentado no sábado (7), às 10h, com conversa, música e mais ações

03 de Fevereiro de 2026

Foto Rafael Céu/Divulgação

Quando lançou o Guia Comum do Centro do Recife, em 2015, a artista e pesquisadora Bruna Rafaella Ferrer, que já pesquisava as transformações do espaço urbano recifense, propôs um olhar, a partir da arte, para aquele território que ia além de uma cartografia. Na iniciativa, deu-se protagonismo aos afetos, à importância do território e às miudezas, do cotidiano e das pessoas, evocadas pelos locais. Agora, em um momento no qual o Centro do Recife é destaque nacional e internacionalmente, o livro ganha uma nova edição impressa, fruto de uma campanha de financiamento coletivo, que será lançada no sábado (7), às 10h, no Chá Mate Brasília, no bairro de Santo Antônio.

A campanha de financiamento coletivo contou com o apoio de 395 pessoas, viabilizando a impressão de 500 novos exemplares. Nesse contexto de celebração, Bruna Rafaella escolheu retornar ao Chá Mate Brasília, ponto do primeiro lançamento, em 2015, para realizar a entrega do livro aos colaboradores da campanha. Lá, também estarão à venda alguns exemplares para quem ainda deseja adquirir o guia.

Com o Guia, a pesquisadora convida o leitor a ativar modos mais sensíveis de presença no espaço urbano, celebrando a memória e a reinvenção dos espaços públicos da cidade. “O desejo de partilhar o registro de uma psicogeografia promovida há uma década vem da intenção de mostrar um Recife que é sublime por ser anacrônico e persistir em escapar de um projeto padronizante de progresso”, explica.

O projeto, que se tornou referência entre artistas, pesquisadores e colecionadores, reúne um inventário simbólico com cerca de quarenta lugares e situações de resistência e invisibilidade no Centro do Recife, a exemplo do próprio Chá Mate Brasília, a Praça do Sebo, a Casa Leão, a Biblioteca Estadual, entre outros. 

Trabalhadores do centro, seus personagens, frequentadores e até sons são motivos de interesse da pesquisa, apresentando um mosaico plural desse território que abrange diversos bairros, como Boa Vista, Santo Antônio, São José e Santo Amaro. Os registros são apresentados sob a ótica de ilustradores, escritores, cinéfilos, moradores, comerciantes, urbanistas, músicos e outros flâneurs contemporâneos, que juntos convidam a reencontrar na cidade uma experiência mais lúdica e contemplativa.

FESTA
Para celebrar o sucesso da campanha, Bruna Rafaella promoverá um encontro festivo, no sábado (7), às 10h, no Chá Mate Brasília. O evento contará com uma conversa, seguida por um DJ set do artista e curador Aslan Cabral. Na ocasião, também serão apresentadas duas novidades: o lançamento de um novo sabor de chá mate e postais do Guia Comum. 

Como desdobramento das incursões gráficas do livro, Bruna produziu uma série de postais com o título “Pequeno Manual”. Estruturadas como Partituras de Eventos, as obras apresentam proposições abertas que substituem a obra física por instruções passíveis de interpretação, variação e execução por qualquer pessoa, ativando ações e percepções do cotidiano como performance. Cada postal estará à venda por R$10. 

Ficha técnica do "Guia Comum do Centro do Recife"
Concepção, produção e organização do livro: Bruna Rafaella
Equipe de criação: Bruna Rafaella, Frederico Floeter, Tatiana Móes e Vitor Cesar
Pesquisa de campo: Bruna Rafaella, Tatiana Móes e Chico Ludermir
Edição de texto e reportagem: Chico Ludermir e Schneider Carpeggiani
Projeto gráfico: Frederico Floeter e Vitor Cesar
Textos: Cristiano Borba, Oriana Duarte, Kate Saraiva, Aslan Cabral e Roberto Beltrão
Ilustrações: Feliciano dos Prazeres, Heitor Dutra, Nathalia Queiroz, Pedro Bezerra, Tatiana Móes e Roberto Ploeg (pintura)
Fotografias: Chico Ludermir, Danilo Galvão, Leila Figueiredo e Tatiana Móes
Música/Partitura: Angela Maria (Quinha do tamborete) e Marcelo Campello

SERVIÇO
Relançamento do “Guia Comum do Centro do Recife”
Onde: Chá Mate Brasília (R. Alarico Bezerra, 279 - Loja 28, Santo Antônio)
Quando: Sábado (7), às 10h
Quanto: Acesso gratuito ao evento. O "Guia Comum do Centro Recife" estará à venda por R$ 100
Informações: @guiacomumdorecife (Instagram)

veja também

Christal Galeria celebra cinco anos com exposição

Polo Hip Hop movimenta as prévias do Carnaval do Recife

Mostra pioneira dedicada à estética do frevo rural