Agenda

Gonçalo Ivo abre exposição “Zeitgeist”

Artista carioca exibe 56 obras na Galeria Multiarte, a partir desta terça-feira (12), na capital cearense

12 de Novembro de 2024

Gonçalo Ivo expõe em obras os últimos cinco anos de vida e arte

Gonçalo Ivo expõe em obras os últimos cinco anos de vida e arte

Foto Gabi Carrera/Divulgação

A produção dos últimos cinco anos do artista carioca Gonçalo Ivo, representada por 56 obras, está em exibição a partir desta terça-feira (12), às 19h, na Galeria Multiarte, em Fortaleza. A mostra engloba pinturas sobre tela, madeira, papel e pedra, distribuídas entre as séries “Le jeu des perles de verre” (Jogos de contas de vidro), “Cosmogonias” e “L’inventaire des pierres solitaires” (O inventário das pedras solitárias). A curadoria é do presidente do conselho do Museu de Arte do Rio, Luiz Chrysostomo de Oliveira Filho, que acompanha o trabalho do artista há 36 anos.

Na ocasião, também será vendido o livro bilíngue cujo título é o mesmo da exposição: Gonçalo Ivo - Zeitgeist (Edições Pinakotheke, 2024), organizado por Luiz Chrysostomo e apresentado por Max Perlingeiro, da Galeria Multiarte. A obra de 328 páginas traz ainda epígrafe do linguista norte-americano Noam Chomsky, textos de Lêdo Ivo (1924-2012), pai do artista, um dos últimos textos produzidos por Nélida Piñon (1934-2022), do presidente de honra da Associação Espanhola de Críticos de Arte, Tomás Parede, e de uma das maiores especialistas na obra de Camões no Brasil, Luiza Nóbrega.

Pintor, desenhista, gravador, aquarelista, ilustrador, escultor, professor e arquiteto, Gonçalo é ícone da Geração 80, e nomeou a mostra com a palavra alemã zeitgeist, “espírito do tempo”, ideia que permeia sua obra e sua vida atual, de deslocamento constante entre três residências, em Paris, Madri e Teresópolis, no Rio de Janeiro.

SERVIÇO

Exposição Gonçalo Ivo – Zeitgeist
Onde: Galeria Multiarte (Rua Barbosa de Freitas, 1727, Aldeota, Fortaleza)
Quando: Terça-feira (12), às 19h. Visitação pública a partir desta quarta-feira (14) até 17 de janeiro de 2025. De segunda a sexta-feira, das 10h às 19h
Quanto: Entrada gratuita. Informações pelo Instagram @galeriamultiarte, pelo telefone (85) 3261-7724 e e-mail: galeriamultiarte@uol.com.br

veja também

PEBA chega à sua 2ª edição

Mepe exibe “Trinta Tons de Azul”

“Baile do Marley Vol.1" chega às plataformas digitais