Agenda

Festival Serrote debate geopolítica, redes sociais e gênero

Nesta sexta (25) e sábado (26), no IMS Paulista, Kate Conger e Ryan Mac discutem papel de Elon Musk na política internacional e monólogo teatral inspirado em texto do sociólogo Evandro Cruz Silva

25 de Abril de 2025

Kate Conger e Ryan Mac, autores do livro 

Kate Conger e Ryan Mac, autores do livro "Limite de caracteres: como Elon Musk destruiu o Twitter", integram programação

Foto Divulgação

Nesta sexta (25) e sábado (26), acontece a oitava edição do Festival Serrote, organizado pela revista de ensaios do Instituto Moreira Salles. Com entrada gratuita, o evento será realizado no IMS Paulista (Av. Paulista, 2424) e reunirá escritores, jornalistas e artistas para debates e apresentações sobre temas como as conexões entre política e redes sociais, as relações de gênero e as contradições enfrentadas pela classe média negra brasileira. Entre os participantes, estão os jornalistas do The New York Times Kate Conger e Ryan Mac, autores do livro Limite de caracteres: como Elon Musk destruiu o Twittter, lançado em 2024 pela editora Todavia, os escritores Evandro Cruz Silva, Amara Moira e Lilia Guerra e a artista Tetê; entre outros.

A programação começa no dia 25/4 (sexta), às 20h, com a Serrote ao vivo, uma edição especial da revista concebida para o palco, com leituras, música, performances e artes visuais. Esta edição terá apresentações das escritoras Amara Moira, Lilia Guerra e Maria Isabela Moraes e das artistas Emilia Estrada e Tetê. A banda Hurtmold vai fazer o acompanhamento musical.

No dia 26/4 (sábado), o evento terá três atividades. Às 15h, a artista pernambucana Tetê e a antropóloga mineira Camila de Caux, vencedoras da última edição do concurso de ensaísmo serrote, conversam com Amara Moira sobre as vidas de personalidades que desafiaram barreiras de gênero ao longo da história, dos tempos do Brasil colônia até o século 21.

Às 17h, Kate Conger e Ryan Mac, repórteres de tecnologia do The New York Times, debatem política internacional e redes sociais a partir da atuação do empresário Elon Musk. No livro-reportagem Limite de caracteres: como Elon Musk destruiu o Twitter, publicado pela editora Todavia no Brasil em 2024, os dois reconstituem o polêmico processo de aquisição do Twitter por Musk, o homem mais rico do mundo. No festival, a dupla discutirá como o cenário descrito no livro foi atualizado com a chegada do empresário ao governo de Donald Trump. A mediação será da jornalista Natalia Viana, cofundadora da Agência Pública.

veja também

Palco Giratório inicia sua temporada 2025

Espetáculo de dança e resistência tem estreia no Ibura

Têu lança single em festa