Festival Reside Amaro movimenta o bairro com arte e cultura
De 7 a 9 de fevereiro, casas, bares, ruas e outros espaços do bairro da zona norte do Recife serão palco de atividades construídas a partir do teatro comunitário
03 de Fevereiro de 2025
Espetáculo argentino “Da Melhor Maneira“ (“De La Mejor Manera”) também será encenado
Foto Ambar Violeta/Divulgação
Entre as ruas Capitão Lima e Rocha Pita, em Santo Amaro, trabalhos produzidos a partir das vivências de seus moradores, em parceria com artistas convidados totalizam 20 atrações gratuitas - e mais de 70 apresentações, dentro do Festival Reside Amaro. O projeto ocorre de sexta-feira (7) a domingo (9). A programação completa está disponível no site do festival.
O Reside Amaro marca a quinta edição do Reside.FIT/PE - Festival Internacional de Teatro de Pernambuco e dá continuidade à proposta de estabelecer parcerias com outros países, fortalecendo, simultaneamente, o teatro local. Para isso, a produtora Paula de Renor, criadora do evento, se uniu ao curador e produtor Celso Curi (SP) e a Wesley Kawaai, do Guia Off, e à artista e encenadora argentina Monina Bonelli, idealizadora da proposta, para gestar no bairro de Santo Amaro uma iniciativa inédita no Brasil. Inspirados na experiência do Bombón Vecinal, projeto capitaneado por Monina em Buenos Aires, eles vêm desenvolvendo há meses ativações com os moradores da área entre as ruas Capitão Lima e Rocha Pita, em Santo Amaro, conhecida como “Vila” por conta de sua configuração, criada por trabalhadores de antigas fábricas das redondezas, como a Renda Priori e a Antártica.
Personagens conhecidos do bairro, como Geraldo, proprietário do restaurante que leva seu nome e que é chamado também de Rei do Omelete; Lene, cujo fiteiro é, ponto de socialização de moradores, trabalhadores e transeuntes; e o padre Caetano, ficcionalizam suas vidas, junto aos vizinhos, em cenas e experiências criadas especialmente para o festival. Os locais de apresentação são simbólicos: bares, residências, a rua e outros estabelecimentos são ressignificados e transformados em espaços de arte e fabulação.
Além do núcleo fundador do Reside Amaro e dos moradores de Santo Amaro, o festival tem sido criado a muitas mãos. Artistas locais, como encenadores, atores, cenógrafos, performers e figurinistas, colaboraram com a criação das obras. Entre eles, o dramaturgo Newton Moreno, que desenvolveu uma instalação dramatúrgica inspirada em Roger de Renor; o próprio Roger, que fará uma instalação na sua casa; Giordano Castro, Quiercles Santana, Mônica Lira, Helder Vasconcelos, Ivana Moura, Ivo Barreto, HBlynda Morais, Anderson Leite, Júnior Sampaio, Luiz Felipe Botelho, Douglas Duan e Rogério Alves.
Durante o festival, serão apresentadas 10 ações para espaços fechados, como as residências, tendo vizinhos como artistas e intérpretes, e 10 ações para espaços abertos, cada uma com duração máxima de 30 minutos. Esses trabalhos serão apresentados várias vezes ao dia, com as sessões acontecendo de forma simultânea, o que permitirá ao público criar seu próprio roteiro diário. Entre as ações que serão realizadas ao ar livre estão uma festa comandada por Roger e sua Som na Rural, no sábado (07/02), uma performance/quadrilha junina e um cortejo do Boi Marinho.
Além das obras criadas especificamente para o Reside Amaro, também serão encenados dois espetáculos argentinos: “Rainha” (“Reina en el Gondo”, em espanhol) e “Da Melhor Maneira“ (“De La Mejor Manera”), também criações site-specific. Com isso, o Reside Amaro apresentará mais de 70 apresentações ao longo dos três dias do Reside Amaro.
SERVIÇO
Festival Reside Amaro
Onde: Espaços diversos do bairro de Santo Amaro, no quarteirão entre as ruas Capitão Lima e Rocha Pita
Quando: Sexta-feira (7) a domingo (9), às 18h às 22h
Quanto: Ingressos gratuitos, com retirada de ingressos 1h antes, a cada dia, na Central de informações, na Rua Capitão Lima
Mais informações: www.residefestival.com.br (site) @residefestivalbr (Instagram)