Agenda

Festival em Olinda celebra protagonismo feminino

Evento de cultura popular terá oficinas, debates, feira de artesanato e shows gratuitos com programação que começa na sexta-feira (3) e segue até domingo (5)

30 de Setembro de 2025

Flaira Ferro se apresenta no domingo (5/10)

Flaira Ferro se apresenta no domingo (5/10)

Foto Divulgação

Olinda recebe, a partir desta sexta-feira (3), a 1ª edição do Damas da Arte – Festival de Cultura Popular, no Centro Cultural Mercado Eufrásio Barbosa, em Olinda. Até o próximo domingo (5), o evento reunirá artistas e produtoras culturais de Pernambuco, da Paraíba e de Brasília, valorizando o protagonismo feminino e a cena independente. A programação é gratuita e inclui feira de artesanato, oficinas, workshops, painéis de discussão, palestras e apresentações artísticas, ocupando diferentes espaços do Eufrásio Barbosa.

A tradicional feira Damas da Arte, realizada durante todo o evento, destaca o trabalho artesanal de mulheres do Nordeste, ocupando diferentes espaços do Mercado Eufrásio Barbosa. Todas as atividades são abertas à comunidade, fortalecendo a cena cultural feminina e promovendo diversidade, inclusão e intercâmbio entre gerações e territórios artísticos. As atividades são gratuitas, mas os ingressos para workshops, painéis de discussão e palestras precisam ser retirados através da plataforma Sympla, com vagas limitadas à capacidade do espaço.

Os três dias de evento contarão ainda com shows, como o da multiartista paraibana Luana Flores, que se apresenta em Olinda pela primeira vez; além da cantora, compositora e percussionista pernambucana Poli e; encerrando a programação, no domingo, um dos ícones da nova música pernambucana sobe ao palco, a cantora e compositora Flaira Ferro.

“A importância e o impacto do festival vão além da programação. É um encontro na luta pela equidade de gênero no meio artístico, atuando como catalisador de visibilidade e reconhecimento, oferecendo espaços de protagonismo para artistas e empreendedoras. Nossa expectativa é que não seja apenas uma celebração pontual, mas uma ferramenta de transformação. A meta é inspirar, impulsionar e fortalecer a rede de colaboração entre mulheres, garantindo espaços de fala, representatividade e valorização das fazedoras de cultura”, destaca a produtora cultural Laíse Souza, coordenadora geral do evento.

O festival foi contemplado no edital da Lei Aldir Blanc (PNAB-PE) e reforça o papel das mulheres na cultura, promovendo intercâmbio e novas oportunidades para a arte pernambucana.

PROGRAMAÇÃO
Sexta (03/10) – A partir das 14h
Feira de artesanato: Damas da Arte
Workshop: AGBÊ e Dança invisível | Junia Jun (Brasília-DF)
Palestra: “Direitos autorais e distribuição de músicas em plataformas digitais” | Jessica Brito (ONErpm)
Painel de discussão: Produção e espaços culturais | Andala Quituche (Museu das Tradições, Aliança-PE), Guida Gomes (Instituto Casa Astral, Recife-PE), Gabriela Dias (Terra Polo Cultural, Recife-PE).
Show: Luana Flores (João Pessoa-PB)

Sábado (04/10) - A partir das 14h
Feira de artesanato: Damas da Arte
Workshop: Cavalo Marinho | Gabriela Salustiano (Olinda-PE)
Palestra: Cultura Afro-Brasileira | Mirela Cavalcanti (Pedagoga e integrante do Afoxé Alafin Oyó)
Painel de discussão: Mestras, saberes populares | Mestra Nice Teles (Cavalo Marinho, Condado-PE), Mestra Ana Lúcia (Coco de Roda, Olinda-PE), Mestra Joana Cavalcante (Maracatu Baque Virado, Recife-PE)
Show: Poli (Recife-PE) - Show da Raiz ao Canto

Domingo (05/10) – A partir das 13h
Feira de artesanato - Damas Da Arte
Workshop: “Frevo, corpo e movimento” | Maria Flor (Recife-PE)
Palestra: “Publicidade - Histórias que vendem” | Gio Figueiredo (Produtora da Globo PE)
Painel de discussão: “Economia criativa e empreendedorismo” | Enaile Lima (Instituto Materialize Ideias - Cabo-PE), Concita Carvalho (Diretora de Economia Criativa, Igarassu-PE), Roberta Meneses (Supervisora de Pequenos Negócios da AGE - PE)
Show: Flaira Ferro (Recife-PE)

SERVIÇO
Damas da Arte – Festival de Cultura Popular
Onde: 
Centro Cultural Mercado Eufrásio Barbosa – Largo do Varadouro, Olinda
Quando: Sexta (3) e sábado (4), 14h às 20h | Domingo (5), 13h às 19h
Quanto: Acesso gratuito
Classificação: Livre

veja também

Cortejo Brincantes de Pernambuco no Mardi Gras no Recife

Samira Pavesi expõe na Galeria Janete Costa

Livro analisa o papel do historiador