Feira de artesanato têxtil em Olinda
1ª Feira Mulheres que Tecem Pernambuco - Fios que Conectam e Transformam ocorre entre os dias 20 e 22 de dezembro, no Mercado Eufrásio Barbosa, unindo tradição e inovação
10 de Dezembro de 2024
Pelas mãos da artesã Nenem, a tapeçaria trama tradições
Foto Laís Domingues/Divulgação
O protagonismo feminino no artesanato têxtil será celebrado durante a 1ª Feira Mulheres que Tecem Pernambuco - Fios que Conectam e Transformam, entre os dias 20 e 22 de dezembro, no Mercado Eufrásio Barbosa, em Olinda. Mais de 20 artesãs de diversas regiões do estado abrem diálogo com o público sobre suas artesanias, saberes e vivências, em rodas de conversa e oficinas. As mesas promoverão diálogos sobre políticas públicas, as relações entre moda e arte têxtil, as pedagogias culturais e saberes entre gerações. As oficinas práticas serão voltadas para o manuseio da renda renascença, bordado, crochê e tapeçaria.
Na feira, também será lançada a terceira edição da pesquisa Mulheres que Tecem Pernambuco, proposta que, desde 2017, mapeia iniciativas de mulheres que trabalham com materiais têxteis no estado, com a intenção de dar visibilidade e protagonismo a essas artesãs. Dessa iniciativa, nasceu a proposta da feira. Na terceira edição, o estudo mergulhou no núcleo Região Metropolitana do Recife, conhecendo o trabalho de mulheres do Recife, de Olinda e Camaragibe. “Foram 16 mulheres mapeadas, além da pesquisa documentar eventos, associações e grupos que atuam nas cidades, acrescentamos à pesquisa cinco tipologias artesanais: tingimento, estamparia, patchwork, fuxico e macramê e nas técnicas anteriormente mapeadas, foram adicionadas novos modos de fazer, como o bordado em estandartes e o crochê na moda, por exemplo”, explica Clara Nogueira, coordenadora geral da pesquisa e da feira.
Projeto de realização da Linhas de Fuga e Experimento Produções, com parceria da Azú Curadoria e Lu.Az, a feira vai apresentar o trabalho de artesãs de diversos municípios, como Passira, Recife, Macaparana, Lagoa do Carro, Tacaratu, Olinda, Orobó, São Lourenço, Ibimirim e Pesqueira, incluindo a homenageada desta edição dona Albanita Lima de Oliveira - que passou a vida bordando manualmente estandartes de carnaval para muitos blocos e agremiações carnavalescas.
PROGRAMAÇÃO
20/12
14h às 20h - Feira Expositiva
14h às 18h - Oficina: Renda Renascença
17h às 18h - Abertura oficial da feira e lançamento da 3ª edição da Pesquisa Mulheres que Tecem Pernambuco.
18h às 20h - Mesa de debate: Política Pública: artesanato em Pernambuco
21/12
9h às 21h - Feira Expositiva
9h às 13h - Oficina: Bordado
14h às 18h - Oficina: Crochê
16h às 18h - Mesa de debate: Pedagogias culturais: o repasse do saber-fazer
22/12
10h às 20h - Feira Expositiva
14h às 18h - Oficina: Tapeçaria
15h às 17h - Mesa de debate: Relações entre moda e arte têxtil
SERVIÇO
1ª Feira Mulheres que Tecem Pernambuco - Fios que Conectam e Transformam
Onde: Mercado Eufrásio Barbosa, Largo do Varadouro, S/N, Varadouro, Olinda - PE
Quando: De 20 a 22 de dezembro de 2024
Quanto: Acesso gratuito