Agenda

Eu NÃO Sou João Caetano ocupa o Teatro Hermilo Borba Filho

Monólogo idealizado, produzido e protagonizado pelo ator Alexandre Guimarães, no dias 5, 6 e 7 de dezembro, integra o projeto “Teatro Para Todos” com ações formativas e acesso gratuito

27 de Novembro de 2025

Ator Alexandre Guimarães protagonizado espetáculo

Ator Alexandre Guimarães protagonizado espetáculo

Foto Lucas Emanuel/Divulgação

O projeto “Teatro Para Todos” chega ao Recife oferecendo acesso gratuito à temporada do espetáculo Eu NÃO Sou João Caetano, monólogo pernambucano idealizado, produzido e protagonizado pelo ator Alexandre Guimarães. As apresentações acontecem nos dias 5 e 6 de dezembro, sempre às 20h, e no dia 7 de dezembro, às 19h, no Teatro Hermilo Borba Filho. A entrada é gratuita e os ingressos serão distribuídos uma hora antes na bilheteria do local.

Sucesso desde sua estreia virtual em 2020, o espetáculo revisita a figura de João Caetano dos Santos, considerado o patrono do teatro brasileiro, resgatando sua importância histórica e traçando paralelos com os desafios enfrentados pelos artistas na atualidade. Em cena, o ator mescla sua própria trajetória com a biografia de João Caetano, refletindo sobre dois séculos de dificuldades estruturais e resistência cultural no país.

A direção do espetáculo é do carioca Reinaldo Dutra. A dramaturgia é assinada por Alexandre Guimarães em parceria com o pesquisador crítico teatral e dramaturgo Wellington Júnior, também responsável pelo seminário “Modos de Produção Cultural em tempos de Retomada das Políticas Públicas”, que integra o projeto como ação formativa gratuita voltada para artistas, estudantes e interessados na cadeia criativa. O seminário será realizado no dia 13 de dezembro, às 18h, no Espaço Cênicas, no bairro do Recife. As inscrições estão abertas e podem ser feitas no bit.ly/palestrawj.

Todas as atividades do projeto são gratuitas, como contrapartida social do edital Multilinguagens da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura em Pernambuco (PNAB-PE), que contemplou a iniciativa. A proposta busca democratizar o acesso ao teatro, especialmente para pessoas que tiveram pouco ou nenhum contato com as artes cênicas.

Além disso, a produção promove uma campanha solidária, incentivando a doação espontânea de alimentos e materiais de higiene, que serão destinados ao Lar do Nenen, instituição que funciona no Recife e acolhe crianças de até quatro anos em situação de vulnerabilidade social. As três apresentações e a palestra contarão com intérprete de Libras, garantindo acessibilidade ao público.

ESPETÁCULO
Eu NÃO Sou João Caetano estreou virtualmente em 2020, no contexto da pandemia de Covid-19, participando de diversos festivais online. Em 2022, ganhou temporada presencial no Recife, através do Edital Recife Virado, e circulou por municípios do Rio de Janeiro dentro do Edital Retomada Cultural RJ2. O recifense Alexandre Guimarães é ator, produtor, diretor e encenador teatral e acumula prêmios como Melhor Ator do Cine PE 2024, Prêmio Cenym de Teatro Nacional (2016) e no Festival Janeiro de Grandes Espetáculos (2016).

SERVIÇO
Espetáculo Eu NÃO Sou João Caetano
Onde: Teatro Hermilo Borba Filho
Quando: 5 e 6/12 (sexta e sábado), às 20h; 7/12, (domingo) às 19h
Entrada gratuita com retirada dos ingressos com 1 hora de antecedência na bilheteria do Teatro
Acessibilidade: Intérprete de Libras em todas as atividades
Ação solidária: Doação espontânea de alimentos e materiais de higiene para o Lar do Nenen

Seminário “Modos de Produção Cultural em tempos de Retomada das Políticas Públicas”, com Wellington Júnior
Onde: Espaço Cênicas, na rua Vigário Tenório, nº 199, no bairro do Recife
Quando: Sábado (13/12), às 18h
Inscrições: bit.ly/palestrawj.

veja também

Arrasta: um mergulho poético entre corpos, águas e territórios

Filme sobre mulheres indígenas em contexto urbano tem lançamento em Olinda

Martins canta na Casa Estação da Luz