Equipamentos da Fundarpe integram programação da 20° Primavera dos Museus
Com exposições, debates, visitas mediadas e ações de acessibilidade, MAC-PE, Mepe, Mureo, Maspe, Espaço Pasárgada, Torre Malakoff e Museu do Barro integram o evento
22 de Setembro de 2026
Foto Morgana Narjara/Divulgação
De que maneiras os museus estão se transformando para serem mais acessíveis, inclusivos e representativos? Quem são as pessoas que frequentam esses espaços hoje no Brasil — e quem ainda permanece do lado de fora? É a partir de questões como essas que a 20ª Primavera dos Museus convida o setor cultural a refletir sobre o tema “Museus para todas as pessoas”. Promovido nacionalmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), o evento reúne instituições de todo o país em uma programação que busca ampliar o acesso, a participação e o diálogo entre os museus e seus diferentes públicos.
Em Pernambuco, equipamentos culturais geridos pelo Governo do Estado, por meio da Fundarpe, participam mais uma vez da iniciativa. A partir desta terça-feira (22), o Espaço Pasárgada, o Museu do Estado de Pernambuco (Mepe), o Museu de Arte Contemporânea de Pernambuco (MAC-PE), o Museu Regional de Olinda (Mureo), a Torre Malakoff, o Museu de Arte Sacra de Pernambuco (Maspe) e o Museu do Barro de Caruaru (Mubac) recebem ações gratuitas, entre exposições, debates, seminários e visitas mediadas.
“Estamos muito felizes em compor a programação da 20ª Primavera dos Museus. O tema deste ano nos provoca a pensar sobre como nossos equipamentos podem ser cada vez mais acessíveis, inclusivos e abertos à diversidade de públicos. É também uma oportunidade de olhar para as nossas próprias práticas, escutar diferentes experiências e refletir sobre os caminhos para que os museus sejam, de fato, espaços de todas as pessoas”, ressalta a superintendente de Equipamentos Culturais da Fundarpe, Priscilla Marques.
OLINDA
Recentemente reaberto após uma década fechado, o MAC-PE preparou uma programação especial para a Primavera dos Museus, com atividades ao longo de toda a semana, sempre das 14h às 16h. Nesta terça-feira (22), a exposição que celebra os 60 anos da instituição — reunindo obras de artistas como Portinari, Tarsila do Amaral, Francisco Brennand e David Hockney — recebe a atividade “Audição Expandida: Apresentação da audiodescrição da nova exposição do MAC-PE”.
Na quarta (23), o debate “Patrimônio para Quem? Gentrificação e Resistência em Olinda” reúne os professores Elaine Santana do Ó e Francisco Sá Barreto para discutir as relações entre patrimônio, cidade e os processos que atravessam a ocupação do território.
A quinta-feira (24) será dedicada à memória do próprio edifício, com a mediação do historiador Walter Milkbar na visita guiada “Quem Pode Entrar?: o Aljube, o Museu e Todas as Pessoas”. Encerrando a programação, na sexta (25), a secretária-executiva de Patrimônio da Prefeitura Municipal de Olinda, Márcia Chamixaes, e o conselheiro municipal de Patrimônio e historiador Plínio Victor participam do debate “Olinda 500 Anos: Musealização da Acrópole de Olinda: o lugar onde nasceu o Estado Brasileiro”.
Também em Olinda, o Museu de Arte Sacra de Pernambuco (Maspe) e o Museu Regional de Olinda (Mureo) integram a Primavera com novas exposições. Localizado no Alto da Sé, o Maspe apresenta “Horizonte das Sete Colinas”, conjunto de obras originais do artista Alberto Simões que busca captar, em diferentes formas e perspectivas, a alma visual da cidade histórica. Já o Mureo, na Rua do Amparo, recebe “Festas de Pernambuco”, mostra de gravuras digitais de Hévio Polito Lopes Filho. Ambas podem ser visitadas de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados e domingos, das 14h às 17h.
RECIFE E CARUARU
No Centro do Recife, o Espaço Pasárgada propõe uma aproximação multissensorial com a obra de Manuel Bandeira. Nesta terça-feira (22), a partir das 14h, a atividade “Mapa Afetivo do Recife: Manuel Bandeira ao Alcance de Todas as Mãos” convida o público a experimentar um mapa afetivo, tátil e multissensorial inspirado nos lugares, sons e lembranças presentes na poesia do escritor. A mediação propõe uma outra maneira de perceber a cidade: não apenas pelo olhar, mas também pelo toque, pela escuta e pelas memórias que atravessam os lugares evocados pelo poeta.
O Observatório Cultural Torre Malakoff participa pelo segundo ano consecutivo da Primavera dos Museus com uma edição especial do projeto “A Torre vai à Escola”. Ao longo da semana, a iniciativa leva a experiência museal para escolas públicas do Recife e da Região Metropolitana e, em um segundo movimento, convida estudantes a conhecerem presencialmente o edifício, o Observatório e as exposições em cartaz.
A experiência continua depois da visita: os estudantes produzem registros, interpretações e narrativas próprias sobre a Torre, parte das quais passa a integrar o acervo digital participativo da instituição. Até domingo (27), das 10h às 17h, o público também poderá participar da visita mediada “Recife do Alto”, que apresenta o edifício a partir de suas relações com a Ciência, a História e as transformações da paisagem urbana.
O Museu do Estado de Pernambuco (Mepe), no bairro das Graças, participa mais uma vez da Primavera dos Museus. Além das visitas mediadas às exposições em cartaz — “Imersão e Origem — 20 anos ATO I - Gabriel Wickbold”, “Abstracionismo Lírico - Acervo Revisitado” e “Entre Torós e Mormaços – A Emergência Climática em Bom Pernambuquês” —, o museu promove duas mesas de discussão dedicadas à inclusão, à acessibilidade e às diferentes formas de produzir e preservar memórias.
Na quarta-feira (23), às 15h, o debate “Neurodivergência no Museu: Memórias, Acessibilidade e Trajetórias Sensoriais e Sociais” reúne Laura Tavares, Lucas da Silva e Diego de Oliveira, profissionais neurodivergentes (TEA) com atuações nas áreas de Museologia, História/Arquivo, Psicologia e Pedagogia. A mediação será do museólogo Fábio Cunha. Na quinta-feira (24), das 14h às 17h, o seminário “Cosmopolíticas de Memória, Coleções Etnográficas e os Museus” reúne os doutores em Antropologia e Museologia Elaine Santana do Ó (UFCA), Nilvânia Amorim (UFPB) e Rafael Rodrigues (UFAL), com mediação do professor e curador do Mepe, Renato Athias (UFPE).
Em Caruaru, o Museu do Barro realiza, nesta quarta-feira (23), às 14h, uma ação em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE/Caruaru). O encontro propõe uma conversa sobre a importância da inclusão nos espaços culturais, com a exibição de um vídeo voltado ao público atendido pela instituição, seguida de roda de diálogo com profissionais, familiares e o público em geral.--