Agenda

Encontro de Coco celebra 26 anos em Pernambuco

Exposição, cinema e celebração movimentam, nesta sexta (21) e sábado (22), em Porto de Galinhas, no município de Ipojuca

19 de Novembro de 2025

Grupo Poesia na Trincheira está na programação

Grupo Poesia na Trincheira está na programação

Foto Divulgação

O tradicional Encontro Pernambucano de Coco, referência nacional na preservação do coco de roda, celebra 26 anos de existência com uma programação especial nesta sexta (21) e sábado (22), em Porto de Galinhas, no município de Ipojuca. O festival reúne exposição, cinema e apresentações culturais, sempre a partir das 19h, na Rua Beijupirá.

Criado em 1998, em Pontezinha (Cabo de Santo Agostinho), o evento nasceu com a missão de resgatar, valorizar e difundir a tradição do coco de roda em Pernambuco, fortalecendo mestres, grupos e a cadeia produtiva ligada à cultura do coco. Reconhecido como pioneiro no Brasil, o encontro soma prêmios e aprovações em importantes editais do Ministério da Cultura, Lei Rouanet, Fundação Cultural Palmares, Funarte, Petrobras, Eletrobras, BNB, Instituto Moreira Salles, CADON-RJ e Funcultura.

“Quando iniciamos o festival eram poucos grupos remanescentes, que se contavam nos dedos. Hoje, Pernambuco tem mais de duzentos grupos, praticamente um por município”, destaca o produtor cultural do Ponto de Cultura Farol da Vila e responsável pela produção executiva do evento, Marcos Moraes.

Ao longo de mais de duas décadas, o projeto reuniu um extenso acervo de fotos, áudios e vídeos, disponibilizado anualmente ao público como fonte de memória e pesquisa. O Encontro Pernambucano de Coco já recebeu dezenas de mestres e grupos de todo o Nordeste, incluindo nomes marcantes como Zorro de Lima, Zé Neguinho, Célia Conquista, Selma do Coco, Roberto Cocada e Aurinha, além de representantes de outros estados, entre eles: Mestre Geraldo do Zambê (RN), Nelson Rosa (AL), Coco de Zé Zuca (PB), Canário e Condor (PB), Pinto Branco e Nazar (CE), entre muitos outros.

A realização e curadoria são do Centro Cultural e Ponto de Cultura Farol da Vila, em parceria com a Prefeitura do Ipojuca, Secretaria Especial de Cultura, Prefeitura do Cabo, Secretaria Executiva de Cultura, Palco Vila Forall e tem patrocínio do BNB, Ministério da Cultura e Governo Federal.

SERVIÇO
Local: Rua Beijupirá – Palco Forall
Dias: 21 e 22/11/2025

21/11 – Sexta-feira
19h – Videoarte
19h30 – Coco das Minas (PE)
20h30 – Mestre Ulisses e Coco de Seu Mané (PE)

22/11 – Sábado
19h00 – Videoarte
19h30 – Coco Raízes (PE)
20h30 – Poesia na Trincheira (AL)

veja também

Cacau Arcoverde faz show de lançamento do primeiro disco

Daruê Malungo abriga Árvore Ancestral

Portais, uma coletiva de arte e poesia