Agenda

Cineasta Dea Ferraz inaugura sua primeira videoinstalação no Recife

Projeto da cineasta, a ser inaugurado no dia 20 de agosto no Museu Murillo La Greca, “Atlas Tentacular traz provocações sobre corpo, arte e transformação

15 de Agosto de 2025

Foto: Divulgação

Que possibilidades a relação entre corpo e arte pode ter de transformar nossa existência? Quais narrativas e paisagens um corpo pode abrigar em si? E como as conexões entre esses corpos podem reverberar no mundo? Essas são algumas das questões trazidas na videoinstalação Atlas Tentacular, realizada pela cineasta e pesquisadora pernambucana Dea Ferraz, que será inaugurada na quarta-feira (20/8), às 20h, no Museu Murillo La Greca, seguindo até o dia 23. O projeto também vai circular pelo interior do estado, passando por Garanhuns e Caruaru. 

Atlas Tentacular reúne cinco artistas da performance e da dança - Inaê Silva, Rafael FX, Henrique Braz, Liana Gesteira e Gabi Beneditta -  em paisagens diversas dentro de uma instalação multi-telas, imersiva e poética. Juntos, eles fabulam “corpos tentaculares”, em uma composição de imagem e som que busca  construir uma imagem sensorial e poética de corpos e narrativas utópicas, em que as fricções entre as diferenças abrem caminhos para novas possibilidades de mundo. 

A obra é atravessada por conceitos e pensamentos de nomes como a filósofa e bióloga norte-americana Donna Haraway, a artista e teórica multidisciplinar Jota Mombaça e, principalmente, a escritora afro americana Octavia Butler, a quem Dea faz uma reverência ao utilizar trechos de alguns de seus livros. Participaram também do processo de imersão criativa a escritora vencedora do Prêmio Jabuti Natália Borges Polesso, com provocações textuais, e a multiartista Silvia Góes, com as provocações corporais aos artistas. 

“O Atlas é como uma imensa teia em que cada pessoa que o atravessa junta-se a ele em sua criação. Desde as performers que mergulharam em seus corpos para encontrar seus seres tentaculares, ao espectador que se abre ao encontro, tudo é somado ao desejo de sonhar outras vidas e outros mundos. No Atlas, o sonho e a utopia são caminhos para imaginarmos outras possibilidades de habitar esse planeta. É a mutação como possibilidade de futuro e vida. Uma provocação para sonhar novas narrativas e histórias de um tempo devastado”, afirma Dea Ferraz.

O lançamento de Atlas Tentacular no Museu Murillo La Greca será às 19h e contará com a presença de Dea Ferraz para uma conversa sobre o projeto. Na próxima semana, a videoinstalação chega em Garanhuns, no hall do cinema do Sesc, seguindo para Caruaru, na Estação Criativa. O projeto conta com produção de Pollyanna Melo e Eva Jofilsan, incentivado pelo SIC – Sistema de Incentivo à Cultura/ Fundação de Cultura da Cidade do Recife/Prefeitura da Cidade do Recife e pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco, por meio do Funcultura. 

SERVIÇO
Videoinstalação Atlas Tentacular
Onde: Recife - De 20 a 23 de agosto, no Museu Murillo La Greca (Rua Leonardo Bezerra Cavalcante, 366, Parnamirim); Garanhuns -  Centro Cultural SESC Garanhuns (Rua Cônego Benígno Lira, s/n, Centro) e Caruaru -  Estação Criativa (Av. Joaquim Nabuco, s/n, Centro) 
Quanto: Entrada Gratuita



Tags

veja também

Arrenego faz sua estreia no 33º Festival Mix Brasil

24º Festival Recife do Teatro Nacional celebra protagonismo feminino

Artistas do Mato Grosso do Sul apresentam Fronteira Guarani