Catarina DeeJah abre a mostra “Artista-Prática”
Artista pernambucana expõe suas “bandeirolas gigantes”, a partir desta sexta-feira (11), no Museu Regional de Olinda
10 de Outubro de 2024
Artista exibe bandeirolas gigantes feitas de tafetá recortado
Foto Divulgação
Conhecida sobretudo por suas produções na música, na pintura em tecido e na criação de bandeirolas, Catarina Dee Jah exibe um recorte do seu trabalho na exposição Artista-Prática Catarina Dee Jah: De Que País Vem Este Carnaval? Se o Oriente Nasce em Meu Quintal. A abertura acontece nesta sexta-feira (11), às 18h, no Museu Regional de Olinda, no Sítio Histórico.
As bandeirolas, que têm espalhado a arte de Catarina Dee Jah por lugares diversos, são o suporte e a linguagem que a artista escolheu para a mostra. Na coleção, porém, elas aparecem em seis versões agigantadas batizadas de ‘bandeirolas gigantes’, feitas de tafetá recortado a partir de padronagens de um banco de vetores que a artista acumula há uma década. Com dizeres provocativos e divertidos, em tom de paródia e de clichê popular, as bandeirolas materializam o dia a dia.
Ana Gabriella Aires, curadora da mostra, diz em seu texto que as criações da artista “estão implicadas por um fazer manual e prático associado a imagens e movimentos desde seu cotidiano: a matéria de seu trabalho é justamente esse fino tecido, o dia a dia, e suas práticas são apropriações e transformações desse cotidiano, das ruas, do que circula nas ruas, por entre as pessoas”.
SERVIÇO
Artista-Prática Catarina Dee Jah — De Que País Vem Este Carnaval? Se o Oriente Nasce em Meu Quintal
Onde: Museu Regional de Olinda (Rua do Amparo, 128, Sítio Histórico de Olinda)
Quando: Sexta-feira (11), das 18h às 21h. Visitação: até 3 de novembro, de terça a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 16h; aos sábados e domingos, das 14h às 16h