Base Recife faz sua estreia na ART.PE com Territórios da Memória
Galeria, que inaugurou sua filial no Recife em março, apresenta obras inéditas de cinco artistas de seu casting na 4ª edição da feira e traz o artista Rafael Vicente para lançamento de catálogo
08 de Outubro de 2025
Obra de Luiz Martins (MG)
Foto Divulgação
A Galeria Base Recife marca sua estreia na ART.PE 2025 - Feira de Arte Contemporânea de Pernambuco com a apresentação de Territórios da Memória. Ocupando o estande 8, a galeria reúne obras de cinco artistas de seu casting: Guilherme Almeida (BA), Luiz Martins (MG), Matheus Ribs (RJ), Moacyr Travaglia (ES) e Rafael Vicente (RJ) — todos estreando na feira, que acontece de 8 a 12 de outubro no Recife Expo Center. A participação consolida a proposta da Base Recife de fomentar a cena cultural local com nomes em ascensão no circuito nacional e internacional.
Territórios da Memória explora as diferentes formas como a memória se manifesta na produção contemporânea, estabelecendo um diálogo entre referências ancestrais e questões territoriais. Nas pinturas de Matheus Ribs e Guilherme Almeida, a ancestralidade das tradições indígenas e negras ganha expressão através de figuração, enquanto Luiz Martins desenvolve uma pesquisa singular sobre as questões coloniais e a pintura rupestre. Já Rafael Vicente e Moacyr Travaglia transitam pelo campo da abstração para evocar memórias da cidade, do corpo, das cores e do movimento.
"Participar da ART.PE em nossa primeira temporada no Recife é a confirmação do nosso propósito", celebra Gabriela Maranhão, responsável por trazer a galeria para a cidade. Segundo ela, Territórios da Memória reforça o trabalho iniciado com a coletiva Eixo, trazendo novos trabalhos, ainda inéditos na cidade, de artistas conceituados nacionalmente.
Um dos momentos especiais da feira será o lançamento do catálogo A cidade é um rio de ângulos, do artista Rafael Vicente, com curadoria e texto crítico de Paulo Herkenhoff. O evento contará com a presença do artista carioca, reforçando o compromisso da Base em promover encontros diretos entre os criadores e o público recifense. "Assim como tivemos uma experiência enriquecedora com Bruno Rios no SOLOS ART.PE em junho, queremos que a presença de Rafael Vicente durante a feira aprofunde ainda mais esse diálogo", complementa Gabriela.
BASE RECIFE
Inaugurada em março de 2025, a Base Recife (Rua Professor José Brandão, 163. Boa Viagem) é uma extensão da Galeria Base, criada em São Paulo, em 2016, por Daniel Maranhão. Sob a direção de Gabriela Maranhão, a filial tem como foco inserir-se no circuito artístico da cidade, apresentando artistas nacionais em ascensão e propondo novas intersecções com a produção local. O espaço abre de segunda a sexta, das 10h às 18h.
SERVIÇO
"Territórios da Memória", com obras de Guilherme Almeida, Luiz Martins, Matheus Ribs, Moacyr Travaglia e Rafael Vicente
Onde: Galeria Base Recife na ART.PE 2025 (estande 8), no Recife Expo Center (Cais Santa Rita, 156 - São José, Recife - PE, 50020-665)
Quando: De 8 a 12 de outubro de 2025
Mais informações: @galeriabase_recife @galeriabase www.galeriabase.com.br