Sarah Nazareth inaugura primeira individual em Lisboa
Mostra "Arco do Céu", da artista pernambucana, fica em cartaz entre 24 de maio e 5 de julho, abordando questões como deslocamento, memória e permanência
16 de Maio de 2025
Artista radicada há cinco anos em Portugal aproxima a paisagem celeste do Nordeste à de sua nova terra em além-mar
Foto Divulgação
A artista visual pernambucana Sarah Nazareth foi selecionada no concurso promovido pelo Solar dos Zagallos, equipamento cultural da Câmara Municipal de Almada, em Portugal, para realizar sua primeira exposição individual naquele país onde reside há cinco anos. Intitulada Arco do Céu, a mostra aproxima as paisagens celestes do Nordeste brasileiras das de sua nova terra. A curadoria é da também pernambucana Cristiana Tejo, e será inaugurada no dia 24 de maio, às 15h, no Solar dos Zagallos.
A exposição reúne um conjunto de pinturas recentes que abordam a experiência do deslocamento, da memória e da permanência, trabalhadas através de uma linguagem pictórica, onde explora os limites entre o figurativo e o abstrato, em uma abordagem não-linear do tempo. A partir da experimentação com diferentes técnicas e suportes, a artista investiga a materialidade da pintura, sobrepondo camadas, gestos e texturas, criando superfícies onde se alternam presenças e ausências.
Licenciada em Artes Visuais pelo Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), no Brasil, Sarah aprofundou a sua formação em pintura e desenho no Ar.Co – Centro de Arte e Comunicação Visual, em Lisboa, onde frequenta atualmente o Curso Avançado de Artes Visuais.
SERVIÇO
Exposição Arco do Céu – Sarah Nazareth
Onde: Solar dos Zagallos (Largo António Piano Júnior, 2815-761 Sobreda, Almada – Portugal)
Quando: De 24 de maio a 5 de julho. Visitação: Terça a Sábado, das 10h às 13h e das 14h às 18h
Contatos: solar@cm-almada.pt