A tradição oral da Renda Renascença em livro
A tradição oral da Renda Renancença em livro
15 de Agosto de 2025
Foto Divulgação
A tradição oral da Renda Renascença ganha voz e vez, em livro que contribui para a preservação da memória têxtil pernambucana. De Poção para o mundo: o delicado trabalho de agulha, linha e lacê, que atravessa gerações no Agreste pernambucano, agora está eternizado em livro e chega ao público com lançamentos em Poção, Pesqueira e Recife
Há quase um século, mulheres do Agreste de Pernambuco transformam agulha, linha e lacê em verdadeiras obras de arte. Em Poção, berço da renda renascença no estado, o saber sempre foi passado de forma oral – de mãe para filha, de mestra para aprendiz –, tecendo não só fios, mas histórias, memórias e identidade.
Para registrar e preservar esse patrimônio vivo, a artista e pesquisadora Ana Flávia Mendonça transformou sua dissertação de mestrado no livro Renda Renascença: passo a passo com linha e agulha. A obra será lançada nos dias 18, 19 e 20 de agosto em Poção, Pesqueira e Recife, respectivamente.
“A renda renascença encanta à primeira vista, mas só revela toda sua profundidade quando entendemos o tempo, a paciência e o afeto investidos em cada ponto”, afirma a professora Maria Alice Vasconcelos Rocha, do departamento de Design da Universidade Federal de Pernambuco, que assina o prefácio.
Com diagramação da designer Isabela Loepert, o livro é dividido em três capítulos. No primeiro, há o resgate da história oral de Dona Odete Primo Cavalcanti, rendeira que fez parte do primeiro grupo produtivo da renda Renascença no Agreste pernambucano, e contextualiza a origem e a trajetória da chegada e do desenvolvimento da renascença no estado. No segundo, os resultados de uma pesquisa de campo com 69 rendeiras de Poção, entre zona urbana e rural, revelando um panorama da cadeia produtiva, com depoimentos sobre seus desafios, como as desigualdades encontradas na renascença. No terceiro, o passo a passo de 16 pontos da renda renascença, que ajuda tanto a perpetuar o conhecimento prático de “fazer renda”, quanto para preservar a memória da técnica têxtil produzida em Pernambuco.
O projeto tem incentivo do Funcultura, por meio da Fundarpe e da Secretaria Estadual de Cultura de Pernambuco (Secult-PE).
OFICINA – De 25 a 29 de agosto, no Centro de Artesanato de Pernambuco (Recife), a rendeira Célia Maria da Silva ministra a Oficina de Renda Renascença, das 14h às 17h. Inscrições pelo WhatsApp: (81) 99227-3229.
SERVIÇO
Lançamento do livro Renda Renascença: passo a passo com linha e agulha
POÇÃO – 18/08, às 15h | Biblioteca do SESI
PESQUEIRA – 19/08, às 10h | Biblioteca Municipal
RECIFE – 20/08, às 9h | Faculdade SENAC – auditório (22º andar) | Durante a 18ª Semana Estadual do Patrimônio CulturalEvento gratuito | Classificação: livre