Um novo destino no planalto potiguar
Serra de São Bento tem o sol escaldante como testemunha durante o dia e um clima ameno à noite, atraindo turistas com suas formações rochosas e o turismo de natureza
TEXTO Marcelo Pereira
29 de Dezembro de 2025
Pedra da Caridade
Foto Adriana Gusmão
As cercas vivas formadas por milhares de bougainville, ao longo da estrada sinuosa, e as formações rochosas imponentes logo chamam a atenção de quem trafega pela rodovia RN-269, em direção à Serra de São Bento. Destino turístico em crescimento, sua fama ultrapassou as divisas do Rio Grande do Norte, atraindo aqueles que buscam um contato com a natureza, trilhas ecológicas, tranquilidade, sol intenso durante o dia e clima ameno à noite. No inverno, a temperatura pode chegar a 15º, nos meses de julho a setembro, embora este ano a média mínima não tenha sido inferior a 20º.
Localizado no Planalto da Borborema, no Agreste, com altitude variando entre 400 e 800 m acima do nível do mar, Serra de São Bento tem cerca de 6 mil habitantes e dista 135 km de Natal, do lado oposto à das dunas de Ponta Negra e Genipabu, das falésias e da agitação da praia da Pipa e de Pirangi, onde fica o cajueiro gigante, com partes enterradas na areia. Por outro lado, tem formações rochosas batizadas com nomes que remetem a objetos e figuras, algumas facilmente reconhecíveis, outras que exigem um pouco da imaginação e de um ângulo mais adequado de visão para identificar.
Uma das mais famosas é a Pedra do Sapo, que se assemelha a um cururu gigante acocorado, dependendo do ângulo que se avista. A rocha serve de cobertura para um bar e restaurante ao ar livre, aberto apenas sábado à noite, mediante reserva. É um espaço rústico e agradável, com uma iluminação cenográfica, instagramável. Oferece música ao vivo, pizzas artesanais e um menu convidativo, que valoriza a culinária regional.
O acesso se dá pela Fazenda Floresta, apenas para quem tem reserva para o Eco Lounge Pedra do Sapo ou se hospeda na Pousada Villas da Serra, que também fica na propriedade e oferece trilhas durante o dia.
CONTEÚDO NA ÍNTEGRA
NA EDIÇÃO IMPRESSA
Venda avulsa na Livraria da Cepe e nas bancas.