Reportagem

Um novo destino no planalto potiguar

Serra de São Bento tem o sol escaldante como testemunha durante o dia e um clima ameno à noite, atraindo turistas com suas formações rochosas e o turismo de natureza

TEXTO Marcelo Pereira

29 de Dezembro de 2025

Pedra da Caridade

Pedra da Caridade

Foto Adriana Gusmão

As cercas vivas formadas por milhares de bougainville, ao longo da estrada sinuosa, e as formações rochosas imponentes logo chamam a atenção de quem trafega pela rodovia RN-269, em direção à Serra de São Bento. Destino turístico em crescimento, sua fama ultrapassou as divisas do Rio Grande do Norte, atraindo aqueles que buscam um contato com a natureza, trilhas ecológicas, tranquilidade, sol intenso durante o dia e clima ameno à noite. No inverno, a temperatura pode chegar a 15º, nos meses de julho a setembro, embora este ano a média mínima não tenha sido inferior a 20º.

Localizado no Planalto da Borborema, no Agreste, com altitude variando entre 400 e 800 m acima do nível do mar, Serra de São Bento tem cerca de 6 mil habitantes e dista 135 km de Natal, do lado oposto à das dunas de Ponta Negra e Genipabu, das falésias e da agitação da praia da Pipa e de Pirangi, onde fica o cajueiro gigante, com partes enterradas na areia. Por outro lado, tem formações rochosas batizadas com nomes que remetem a objetos e figuras, algumas facilmente reconhecíveis, outras que exigem um pouco da imaginação e de um ângulo mais adequado de visão para identificar.

Uma das mais famosas é a Pedra do Sapo, que se assemelha a um cururu gigante acocorado, dependendo do ângulo que se avista. A rocha serve de cobertura para um bar e restaurante ao ar livre, aberto apenas sábado à noite, mediante reserva. É um espaço rústico e agradável, com uma iluminação cenográfica, instagramável. Oferece música ao vivo, pizzas artesanais e um menu convidativo, que valoriza a culinária regional.

O acesso se dá pela Fazenda Floresta, apenas para quem tem reserva para o Eco Lounge Pedra do Sapo ou se hospeda na Pousada Villas da Serra, que também fica na propriedade e oferece trilhas durante o dia.

CONTEÚDO NA ÍNTEGRA
NA EDIÇÃO IMPRESSA

Venda avulsa na Livraria da Cepe e nas bancas.

veja também

As 10 maravilhas de Santa Catarina

"A ópera é acessível a todos"

Quem escreve música