Arquivo

1817: uma Revolução quadro a quadro

Leia a seguir, em primeira mão, as páginas iniciais do álbum de quadrinhos 1817 - Amor e revolução, ilustrado por Pedro Zenival, que levou um ano para ser concluído, sendo o primeiro do gênero

TEXTO Luciana Veras

01 de Março de 2017

Quadrinho

Quadrinho "1817-Amor e revolução" é o primeiro do gênero a ser lançado pela Cepe Editora

HQ Pedro Zenival

[conteúdo vinculado ao especial da ed. 195 | março 2017]

Por trás da Revolução de 1817, dos arroubos libertários e da luta pela democracia que Pernambuco capitaneou, paira um romance que, como muitos detalhes desse singular episódio republicano, permanece à margem da história oficial. “É o nosso Romeu e Julieta. Domingos José Martins passou quatro anos namorando escondido com Maria Teodora da Costa e decidiu fazer uma revolução para casar com ela”, explica o jornalista e escritor pernambucano Paulo Santos de Oliveira, autor do roteiro da história em quadrinhos 1817 - Amor e revolução, um dos lançamentos da Companhia Editora de Pernambuco – Cepe para celebrar o bicentenário do movimento.

A novela gráficaé uma adaptação de A noiva da revolução, escrito por Paulo e publicado em 2007. Com ilustrações de Pedro Zenival Ramos Ferraz, traz uma síntese dos acontecimentos que, a partir de 6 de março de 1817, provocam a erupção da insurgência. Porém, o foco reside na história de amor entre Domingos, 36 anos, um dos líderes da rebelião contra a Coroa Portuguesa, e Teodora, 17, filha de Bento da Costa, um abastado português. Depois de negar a mão da filha por diversas vezes, Bento resolve aceitar o pedido de casamento no dia 8 de março, quando Domingos já era um dos integrantes do governo provisório de Pernambuco.

“Foi o casamento politicamente mais importante da história do Brasil”, observa Paulo Santos de Oliveira. “Apesar de ele ser galã e rico, o pai da moça não permitia antes porque ele era brasileiro. Essa derrubada de preconceito foi importante. Diferente de outros estados, como Bahia e Rio de Janeiro, em Pernambuco, os brasileiros e os portugueses viviam brigando. A união de um pernambucano com a filha de um português rico ajudou a promover uma pacificação. Quando o casamento ocorreu, o povo foi às ruas para comemorar”, completa o escritor.

Para Pedro Zenival, o trabalho de um ano na transposição da linguagem literária foi meticuloso e de extrema dedicação. “Fiz uma pesquisa visual nos livros ilustrados relacionados à época, em especial nos registros da era napoleônica, que condizia com a moda e as vestimentas do Recife daquele momento”, comenta o ilustrador, um dos mais prolíficos colaboradores da Cepe, onde trabalha desde 1987. O resultado é de um apuro imenso e faz de 1817 - Amor e revolução uma leitura obrigatória nesse contexto de resgate de um acontecimento sem comparação na história do Brasil. 

Publicidade

veja também

Revolução de 1817: o ano em que o Brasil nasceu

O frustrado resgate de Napoleão Bonaparte em 1817