Synonymes foi mostrado nos últimos dias da competição. Visivelmente surpreso, Lapid subiu ao palco do Berlinale Palast para receber o Urso de Ouro, dado pelo júri presidido por Juliette Binoche e composto por Justin Chang, Sandra Hüller, Sebastián Lelio, Rajendra Roy e Trudie Styler, e assim descreveu sua obra: "Esse é um filme que pode ser considerando um escândalo em Israel e um escândalo também na França, mas é também uma celebração ao cinema. Espero que as pessoas compreendam a fúria, o ódio e a possibilidade de criar laços fortes entre irmãos e irmãs através de emoções poderosas".
Cena de Synonymes. Foto: Divulgação
O realizador francês François Ozon recebeu o segundo maior troféu, o Grande Prêmio do Júri, por Grâce à Dieu, em que reconta a história de quatro homens que, décadas após serem abusados por um padre católico, unem-se para demandar justiça. "Não sei se o cinema pode mudar o mundo, mas tenho certeza de que é importante romper com a cortina de silêncio e falar sobre o que ocorre dentro da igreja. Precisamos proteger as nossas crianças", afirmou o diretor.
A obra chinesa Di jiu tian chang recebeu os dois troféus de interpretação – Urso de Prata para Wang Jingchun e Yong Mei. Foi bonito presenciar a emoção da dupla ao chegar ao salão das entrevistas coletivas para falar com a imprensa. "Uma atriz chinesa nunca recebeu esse prêmio", constatou Mei. "Nosso país tem atravessado muitas mudanças nas últimas décadas, o filme tenta falar disso a partir da história desse casal", completou Wang. No longa de Wang Shiaoshuai, eles vivem marido e mulher que, ao perder o filho em um acidente, decidem se mudar e iniciar uma vida nova. Como pano de fundo, a China em constante transformação.
Uma outra surpresa, ou talvez uma ousada afirmação do júri por mais filmes com liberdade criativa, foi a premiação de melhor direção para Angela Schanelec, cineasta alemã por trás de Ich war zuhause, aber. O longa – que parte da premissa de um garoto que passa uma semana desaparecido e volta para a casa onde mora com a mãe e a irmã caçula – é desconcertante, arriscado, por vezes hermético, e ainda por cima entremeado com o texto de Hamlet, na trama a ser encenado pór um grupo de crianças.
Na coletiva de imprensa, Angela foi tão inclassificável como seu filme, deixando claro que o troféu não era mais importante do que "ter a possibilidade de poder ter dinheiro para fazer os filmes". "Eu não escolho fazer o que faço, eu faço porque é o que sei fazer, então é bom poder ser reconhecida se isso pode significar que eu vá conseguir fazer novos filmes".
OS PREMIADOS DA 69ª BERLINALE
Urso de Ouro de melhor filme – Synonymes, de Nadav Lapid (Israel)
Urso de Prata prêmio especial do júri – Grâce à Dieu, de François Ozon (França)
Urso de Prata prêmio Alfred Bauer para filmes que abrem novas perspectivas artísticas – Systemsprenger (System crasher), de Nora Fingsheidt (Alemanha)
Urso de Prata melhor direção – Angela Schanelec por Ich war zuhause, aber (I was at home, but, da Alemanha)
Urso de Prata melhor roteiro – Maurizio Braucci, Claudio Giovannesi e Roberto Saviano por La paranza dei bambini (Itália)
Urso de Prata melhor ator – Wang Jingchun por Di jiu tian chang (So long, my son), de Wang Xiaoshuai (China)
Urso de Prata melhor atriz – Yong Mei por Di jiu tian chang (So long, my son), de Wang Xiaoshuai (China)
Urso de Prata de melhor contribuição artística – Rasmus Videbaek, fotografia em Ut og stjaele hester, de Hans Petter Moland (Noruega)
GWFF Prêmio de melhor primeiro longa-metragem - Oray, de Mehmet Akif Büyükatalay (Alemanha)
Glashütte original documentary award – Prêmio de melhor Documentário – Suhaib Gasmelbari por Talking about trees (Sudão)
CURTAS-METRAGENS
Urso de Ouro – Umbra, de Florian Fischer and Johannes Krell the wall (Alemanha)Urso de Prata prêmio do júri – Blue boy, de Manuel Abramovich (Argentina)
Prêmio Audi – Rise, de Bárbara Wagner e Benjamin de Burca (Brasil)
LUCIANA VERAS é repórter especial e crítica da Continente.
* A jornalista viajou a Berlim por meio de uma parceria entre a Continente e o Centro Cultural Brasil-Alemanha – CCBA.