Indicações

Mamulengo Flor Mimosa no Recife

27 de Outubro de 2023

Adiel Luna completa 23 anos de carreira em 2023

Adiel Luna completa 23 anos de carreira em 2023

Foto José de Holanda/Divulgação

O Mamulengo Flor Mimosa volta ao Recife apresentando repertório criado pelo poeta, cantador e mestre de saberes populares, Adiel Luna. Entre 28/10 e 5/11, o público recifense poderá assistir aos espetáculos A sambada de Simão nas Terras de São Saruê; A Pega do Boi Melado na Serra do Catolé; Benedito Brocoió, Barulhento e Beradêro; e o Mamulengo no Terreiro. Ao todo serão 10 apresentações gratuitas realizadas  em cinco espaços públicos da capital pernambucana: Parque da Macaxeira, Parque Santana, Parque da Jaqueira, Parque Caiara e Parque 13 de Maio. O mamulengueiro Adiel Luna é acompanhado pelo trio de músicos formado pelo sanfoneiro Vinicius Nogal e pelos percussionistas Nino Silva e Gal Menezes, que executam a trilha sonora ao vivo, cantam e contracenam, dando vida aos bonecos. 

Os espetáculos:

A sambada de Simão nas Terras de São Saruê: em busca de encontrar o caminho para as terras de São Saruê, Simão passa por vários terreiros da tradição popular, onde desafia e é desafiado em sambas, toadas e lôas por mestres e mestras da cultura popular enriquecendo a viagem de música, cor e poesia.

A Pega do Boi Melado na Serra do Catolé: traz as aventuras do vaqueiro e aboiador Simão para proteger Melado, seu boi de estimação, das garras do Capitão Mané Mondrongo que deseja servi-lo no churrasco para os apoiadores de sua campanha política. A narrativa adquire ainda mais emoção com a entrada de Benedito que, sem coragem de pedir a mão de sua amada Belinha, filha do Capitão, se diz vaqueiro e oferece seus serviços ao Capitão no resgate do boi.

Benedito Brocoió, Barulhento e Beradêro: Benedito e Belinha vivem uma história de amor e luta por trabalho e justiça. Enfrentando os desmandos do Capitão Mané Mondrongo, que tudo quer comprar e dominar com seu dinheiro e poder, Belinha, Benedito e o Boizinho Melado lançam mão de muita esperteza para fugir de perigos representados pela fantástica Cobra Chibana. Os personagens dessa brincadeira convidam o público a um singelo e alegre passeio pelo imaginário popular brasileiro. Palhaço da Vitória, Janeiro, Cabo Zé Setenta, Vô Benza…Cada um entra em cena ao sabor do improviso e da interação com o público, guiados por baianos, cocos e toadas executadas por músicos brincantes ou bonecos tocadores.

Mamulengo no Terreiro: numa sequência de passagens do mamulengo tradicional da Mata Norte pernambucana - o Flor Mimosa revisita, adapta e presta homenagens aos mestres que já fizeram a partida mas deixaram seu legado de alegria, criatividade e poesia gravados na história do teatro de boneco popular do Nordeste.


SERVIÇO:


Circulação do projeto Mamulengo Flor Mimosa
QUANDO:
28/10 - Parque Santana - das 15h às 16h; e das 17h às 18h
29/10 - Parque da Jaqueira - das 15h às 16h; e das 17h às 18h
02/11 - Parque Caiara - das 15h às 16h; e das 17h às 18h
04/11 - Parque da Macaxeira - das 15h às 16h; e das 17h às 18h
05/11 - Parque 13 de maio - das 15h às 16h; e das 17h às 18h

OBS: em todos os dias serão realizadas duas apresentações gratuitas e abertas ao público de todas as idades. DURAÇÃO: 50 minutos

veja também

Concertos gratuitos da Orquestra Sinfônica do Recife

Oficinas de videodança abrem inscrições

Debate-discotagem sobre o Mangue