Batalha da Escadaria: final do Duelo de MCs
Com 16 finalistas de nove municípios das regiões Metropolitana do Recife, Zona da Mata Norte e Sertão, decisão acontece no domingo (2/11), na Livraria do Jardim (centro do Recife), das 15h às 19h30
30 de Outubro de 2025
Do bairro do Pina, o recifense Jason é o atual campeão do Duelo de MCs PE
Foto Luiz Carlos Ferrer/Divulgação
Já é tradição a Batalha da Escadaria, do Recife, juntamente ao Duelo de MC's PE, realizar a final do Duelo de MCs Estadual, valendo classificação para o Duelo de MCs Nacional, que ocorre todos os anos em Belo Horizonte (MG). Com a presença de 16 MCs no palco, a decisão do estadual acontece no domingo (2/11), na Livraria do Jardim (Avenida Manoel Borba, nº 292, bairro da Boa Vista), no centro do Recife, das 15h às 19h30, com entrada é gratuita.
A final estadual reúne 16 MCs de nove municípios entre Região Metropolitana do Recife (RMR); Zona da Mata Norte e Sertão. As cidades envolvidas são Arcoverde, Camaragibe, Glória do Goitá, Igarassu, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paulista, Recife e Vitória de Santo Antão. Acuca, Alemão, Dith, Hogue, Jason, Koda, Nandinho, Neto, Ninja, N.I.X, Otzi, R Prince, Tedy, Ton e Vitú compõem a lista de rimadores e rimadoras finalistas, com mulheres na disputa pela primeira vez. Campeã da seletiva, Dith, de Camaragibe, e N.I.X, de Arcoverde, conseguiram o feito. Essa conquista dentro do movimento hip hop é fruto da criação da batalha da diversidade, incluindo este ano mulheres, pessoas não-binárias e homens trans entre as seletivas por regiões de Pernambuco.

Da lista atual de MCs finalistas, três já chegaram ao nacional: Jason (atual campeão estadual - 2024), Vitú (2023 e 2018 - dois títulos estaduais, além da classificação na repescagem na temporada 2020/2021) e Houge (2022). Este ano, o Duelo de MCs Nacional está marcado para os dias 22 e 23 de novembro, no local de sempre, que é o Viaduto Santa Tereza, localizado no centro de Belo Horizonte (MG). Os primeiros movimentos nacionais foram no ano de 2007, com o coletivo Família de Rua, de BH, e desde 2012 existe a disputa, sendo a mais tradicional de rimas do país. O atual vencedor é o mineiro Martzin. No total, 32 MCs representaram todos os estados da federação e do Distrito Federal.
“É importante informar que o regulamento oficial do Duelo de MCs Nacional indica obrigatoriamente 25% do número total das vagas para mulheres, pessoas LGBTQIAPN+ e PCDs em cada seletiva classificatória. Inclusive, a Manguetown Revista está com um levantamento de dados que aponta o seguinte: das 27 unidades federativas do país, apenas os estados de Pernambuco, Mato Grosso do Sul e Roraima realizaram este ano as chamadas batalhas da diversidade como competições classificatórias para a final do estadual, enquanto Piauí, Rio Grande do Sul, Amazonas e Mato Grosso estão no circuito com seletivas realizadas por batalhas fixas e exclusivas para mulheres e pessoas trans”, destaca Luiz Carlos, criador da Batalha da Escadaria.

Mesmo com o percentual obrigatório, as próprias MC’s questionam que a recomendação não é suficiente para garantir a participação equivalente de gênero. Como solução, a sugestão é organizar mais batalhas exclusivas. “Numa entrevista à Manguetown Revista, a gente argumenta que é importante crescer a quantidade de espaços de gênero como forma de proteção e protagonismo. Ainda na publicação da reportagem, reforçamos que a criação de ambientes funciona como ponto de partida para fortalecer a autoestima e ampliar redes de apoio, sem a pressão e hostilidade comuns nas batalhas mistas”, comenta Fabidonas, artista e rapper pernambucana autoral, além de jurada da Batalha da Escadaria.
A apresentação da final do Estadual é feita por PR Mc na Voz, Karolayne (PK) e Bettina. Fabidonas, Ed Black, Pedrinho e Gaijin formam o júri. PK vem de Caruaru, no Agreste.
A temporada 2025 chega à conclusão celebrando 15 encontros pela Seletiva Regional Pernambuco — abertura do calendário no mês de junho —, em parceria com 14 batalhas das regiões Metropolitana do Recife, Agreste e Sertão do estado. O 15º momento do ano é justamente a final pela Batalha da Escadaria e Duelo de MC's PE. Os duelos regionais foram disputados em dez municípios: Arcoverde (Batalha do Escadão); Camaragibe (Batalha dos Camarás); Caruaru (Batalha do Pátio); Goiana (Batalha da Duque); Igarassu (Batalha do Sítio Histórico); Ipojuca (Batalha do Ó); Olinda (Batalha da Orla e Batalha do Pátio); Recife (Batalha do Trombone, Batalha da Escadaria, Batalha na Várzea e Batalha Iburaclan); Surubim (Batalha dos Nômades) e Vitória de Santo Antão (Batalha da Grade).

Foto: Thiago Paixão/Divulgação
Patrimônio Cultural Imaterial da cidade do Recife e duelo de hip hop mais antigo do Norte-Nordeste, a Batalha da Escadaria está em atividade desde 2008, de maneira autônoma e organicamente. Referência e resistência da cultura de rua, a Escadaria mantém viva a cena urbana, periférica e independente, englobando diversas artes comunitárias, como audiovisual, rap, grafite, música etc. O encontro da batalha é no cruzamento da rua do Hospício com a Avenida Conde da Boa Vista, no centro recifense.
COMUNIDADES
Este ano, dentro da própria movimentação da final do Estadual, também tem a estreia da “Batalha da Escadaria nas comunidades”. Ou seja, essa primeira etapa contempla o bairro da Boa Vista, no centro do Recife. Em breve, vai chegar em diferentes territórios periféricos recifenses, como Várzea, Jardim São Paulo, Ibura, San Martin e Alto Santa Terezinha. O circuito tem incentivo público, com o financiamento pelo edital da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), por meio do Ministério da Cultura e Governo Federal, e no município pela Prefeitura do Recife e Secretaria de Cultura do Recife.
“Em cada etapa nas comunidades, dois MC’s se classificam para a final. São seis classificatórias até a finalíssima, com 12 MC’s disputando o título inédito da ‘Batalha da Escadaria nas comunidades’, estreando essa circulação nas ‘quebradas’ após conquista do edital público”, explica o arte-educador e produtor cultural Luiz Carlos.
SERVIÇO
Batalha da Escadaria (Recife) e Duelo de MC's PE - final do Duelo de MCs Estadual
Onde: Livraria do Jardim (Avenida Manoel Borba, nº 292, bairro da Boa Vista, Recife)
Quando: Domingo (2/11), das 15h às 19h30
Quanto: Acesso gratuito
16 MC’s finalistas - Duelo de MC’s Estadual (2025), com nove municípios
Acuca: (Recife - bairro: Águas Compridas) - RMR
Alemão: (Paulista - bairro: Janga) - RMR
Dith: (Camaragibe - bairro: São Pedro) - RMR
Hogue: (Recife - bairro: Barro) - RMR
HZ: (Igarassu - bairro: Cruz de Rebouças) - RMR
Jason: (Recife - bairro: Pina) - RMR
Koda: (Jaboatão dos Guararapes - bairro: Barra de Jangada) - RMR
Nandinho: (Glória do Goitá - bairro: Santo Antônio) - Zona da Mata Norte de Pernambuco
Neto: (Olinda - bairro: Alto da Mina) - RMR
Ninja: (Recife - bairro: San Martin) - RMR
N.I.X: (Arcoverde - bairro: Boa Esperança) - Sertão de Pernambuco
Otzi: (Arcoverde - bairro: Cohab II) - Sertão de Pernambuco
R Prince: (Recife: Água Fria) - RMR
Tedy: (Recife - bairro: Estância) - RMR
Ton: (Olinda - bairro: Aguazinha) - RMR
Vitu: (Vitória de Santo Antão - bairro: Água Branca) - Zona da Mata Norte de Pernambuco
Lista de MC’s de Pernambuco no Duelo de MCs Nacional em 12 edições
2012 - Gênio
2013 - Tai
2014 - Salsi
2015 - Mano Sid
2016 - Tai
2017 - HB
2018 - Vitú
2019 - Vinícius ZN
2020/2021 - Vinícius ZN e Vitú (repescagem)
2022 - Hogue
2023 - Vitú e Vinícius ZN (repescagem)
2024 - Jason
Lista das 14 batalhas pela Seletiva Regional Pernambuco (2025)
Batalha dos Nômades (Surubim - Agreste)
Batalha da Orla (Olinda - RMR)
Batalha Iburaclan (Recife - RMR)
Batalha do Pátio (Caruaru - Agreste)
Batalha do Sítio Histórico (Igarassu - RMR)
Batalha do Trombone (Recife)
Batalha dos Camarás (Camaragibe - RMR)
Batalha na Várzea (Recife)
Batalha da Grade (Vitória de Santo Antão - Zona da Mata Norte)
Batalha do Escadão (Arcoverde - Sertão)
Batalha do Polo (Olinda)
Batalha da Duque (Goiana - Zona da Mata Norte)
Batalha do Ó (Ipojuca - RMR)
Batalha da Escadaria (Recife)